Audiência Pública na Câmara Municipal debaterá Rota Universitária: transporte público

Está confirmada para esta quinta-feira, 5, na Câmara Municipal de Marabá audiência pública destinada a debater a questão do transporte público  na rota universitária.

Sonho antigo dos acadêmicos que dependem do transporte público coletivo para se dirigirem às universidades locais, a rota universitária caminha para um entendimento final  que beneficiará todos aqueles estudantes que dependem desse tipo de transporte.

Audiência começará às 9h30 no plenário do legislativo marabaense.

A Universidade Federal do Sul/Sudeste do Pará já aos vereadores  uma série de questões que têm sido apontadas por alunos e servidores que utilizam o transporte público, como: superlotação dos ônibus; rotas insuficientes; poucos ônibus; não funcionamento do bilhete único de integração, entre outros.

No último dia 20 de abril, ocorreu um ato de protesto, organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unifesspa, para pedir melhorias no transporte para a comunidade da Unifesspa e para toda a cidade.

O ato teve apoio de sindicatos e da população marabaense.

Na oportunidade, o reitor da Unifesspa, Francisco Ribeiro,,  falou sobre as dificuldades que os discentes têm enfrentado para assistir as aulas e apontou a falta de confiança dos alunos transporte público.

“A demanda do transporte já é histórica para a comunidade da Unifesspa. Precisamos contribuir com o debate sobre mobilidade urbana e garantir a oferta de um serviço público que contemple e realidade de estudantes e servidores”, disse.

Com o intuito de contribuir com soluções para melhorar o sistema de transporte público de Marabá, a reitoria da Unifesspa propos que a instiuição colabore no desenvolvimento de um sistema para monitoramento do ônibus por GPS, algo que traga benefício para toda comunidade.