Audiência Pública debaterá obras em praças e na orla

Texto abaixo foi envido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marabá:

 

A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), realiza audiência pública no próximo dia 31, das 17h30 às 21h, no auditório do Cine Marrocos, na Marabá Pioneira. O objetivo é ouvir e colher contribuições da população acerca das obras de reforma, ampliação e adequação às normas de acessibilidade na Praça São Félix de Valois, calçadas de canteiros centrais da Avenida Antônio Maia, Praça Duque de Caxias e Orla do Rio Tocantins.

Os interessados em se manifestar verbalmente durante a audiência podem se inscrever até às 18 horas do dia 30 no endereço eletrônico urbprojetos@gmail.com. Após esse prazo, inscrições no dia da audiência podem ser consideradas caso o tempo real para as manifestações não esteja completamente preenchido, considerando que cada pessoa inscrita terá cinco minutos para se manifestar.

Inicialmente será permitida a manifestação única de cada pessoa, entidade ou empresa. No entanto, findas as manifestações dos inscritos, o presidente da Audiência Pública, poderá permitir, durante período por ele definido, o retorno dos participantes para complementar sua manifestação ou a manifestação de outros participantes da audiência, inclusive aqueles que tiverem se manifestado anteriormente na audiência. Será dada prioridade à manifestação dos inscritos antecipadamente por e-mail, respeitados, respectivamente, o limite de participações e o prazo de inscrição.

O que prevê o projeto?

Na Avenida Antônio Maia as calçadas serão readequadas, com nivelamento e rebaixamento, implantação de rampas, revitalização dos canteiros centrais e restauração das condições de saúde das árvores. Será feito ainda o seccionamento, em determinados pontos, dos canteiros para dar condições de travessia de pedestres, com faixas.

As calçadas também receberão os pisos táteis a fim de dar condições aos deficientes visuais para que façam a locomoção independente. Haverá também a regulamentação da faixa de estacionamento, implantando um martelo urbanístico, conhecido como martelo urbano, para definir uma área de afastamento das esquinas, onde os veículos não podem estacionar.  

Na Praça Duque de Caxias, ainda na Velha Marabá, será feita a repaginação do piso geral; será trocado o bloquete por concreto liso para garantir a acessibilidade; reforma da área de playground e também será retirada a praça de alimentação para que a rua seja retomada, a qual foi retirada na última reforma.  Também serão implantados quiosques para alimentação, bancas de revistas e colocação de sanitários públicos; arquitetura similar ao coreto existente; fazer a retirada do espelho d’água em desuso e complementar com a paginação de piso.

Maquetes praça Duque de Caxias
Maquetes praça Duque de Caxias

Pça DCaxias

Na Praça São Félix será reestabelecido todo o calçamento; implantadas rampas de acessibilidade; implantado um deque de madeira na área de entorno da piranheira, sem interferir no solo na área de impermeabilidade da árvore e também será reestabelecido a drenagem original que foi suprimida na última reforma.

Na orla será trocado o posteamento de iluminação; também serão trocados os bancos de concreto; substituídos os guarda-sóis por novos com iluminação embutida; padronização das coberturas dos bares e implantação de vegetação em vasos de concreto.  (Ascom PMM)

Maquetes trechos da orla,
Maquetes trechos da orla

Orla