Ontem à tarde, quando aguardava o horário de embarque ao voo Belém-Marabá, cuja aeronave estava atrasada, perambulando pelo aeroporto Val-De-Cans, reconheci o rosto de uma senhora que estava saboreando um lanche no salão de embarque.
Sentei em uma mesa da lanchonete, ao lado da dela, com intenção de “puxar” conversa, mas educadamente a aguardei terminar de consumir o lanche.
Quando ela se refez, ainda um pouco em dúvida, perguntei se ela se chamava Clara Ant.
-Sim! Você me conhece de algum lugar?
– Só por fotografia, acompanhando suas atividades como pessoa de confiança do Lula.
Daí pra frente, foi uma conversa solta – depois de um largo sorriso de Clara correspondendo à confirmação de minha resposta.
Presidente do Instituto Lula, Ant estava de passagem para uma reunião em Manaus. A conexão por Belém foi “travada” por causa de atraso da aeronave – assim como acontecia com meu voo.
O blogueiro conversou durou uns 20 minutos com Clara, porque logo em seguida soava a segunda chamada de meu voo.
No rápido bate-papo, duas situações ela colocou: evitaria comentar qualquer coisa sobre a vida de Lula e que não fosse fotografada.
Claro, o blogueiro concordou.
Nos despedimos desejando sucesso para cada lado, mas antes ela confiou a mim seu e-mail, caso eu precisasse de alguma informação sobre a Fundação que ele dirige.
Para quem não sabe, Clara é co-autora de textos sobre Favelas, Cortiços, Violência Urbana e Ambiente de Trabalho, fez o curso de Planejamento Estratégico Participativo aplicado a ações de Governo.
Eleita deputada estadual em 1987, presidiu a Comissão de Relações de Trabalho da Assembléia Legislativa e liderou a bancada do Partido dos Trabalhadores na Constituinte Paulista.
Em 2001, assessorou a mesa da Assembléia no Projeto São Paulo século XXI. Integrou a Comissão Executiva Nacional do PT de 1995 a 2001, exercendo entre outros, o cargo de Tesoureira Nacional e também de Tesoureira da campanha eleitoral presidencial de 1998.
Foi assessora de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência do PT, subsidiou as Caravanas da Cidadania de Lula e integra a diretoria do Instituto Cidadania onde coordenou o Projeto Moradia, além de ter participado da estruturação de grandiosos projetos sociais como o Fome Zero e o Segurança Pública, ambos de amplitude nacional.
Clara Ant também integrou o Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo até 2003.
Em 2002, participou da Coordenação Executiva do Programa de Governo da Coligação “Lula Presidente” e do processo de construção do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Integrou a Equipe de Transição e desde 10 de janeiro de 2003, ocupou o cargo de Assessora Especial do Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Neste cargo, chefiou a equipe de visita técnica a Casa Branca no ano de 2005.
Coordenou a elaboração de subsídios para as atividades do Presidente e gerenciou o acompanhamento do cumprimento de suas decisões.
Desde janeiro de 2011, faz parte da diretoria do Instituto Lula, com a responsabilidade de coordenar sua agenda e o trabalho junto à África.
Não é pouca coisa, a biografia dessa senhora.