Assentados da Palestina recebem títulos definitivos de terra

Publicado em 16 de agosto de 2021

Com a presença do superintendente do Incra no Sul do Pará, Aveilton Sousa, assentados residentes na zona rural do município de Palestina do Pará, foram contemplados com a entrega de 81 títulos definitivos de seus  imóveis, localizados em três projetos de assentamento.

Centenas de famílias  de agricultores se concentraram no local do evento (foto), aguardando a hora de serem chamadas para o recebimento do documento rural.

“Nossa função à frente da Superintendência do Incra do Sul do Pará é agilizar o processo de  regularização fundiária. É muito gratificante entregar títulos de terra porque sabemos que é o anseio de todos aqui”, disse Aveilton Sousa,

Ainda em sua fala,  Aveilton fez questão de ressaltar o papel desempenhado, no Incra,  pelo agora vereador Sezostrys da Costa,   que teve atuação destacada quando foi servidor do órgão, em Marabá.

“Enquanto o Sezostrys esteve atuando em uma das pastas de coordenação dos processos de titulação de terras, ele desempenhou  uma contribuição valorosa  para que chegássemos  aqui para entregar esses documentos, tanto na digitalização quanto  na instrução dos processos. O trabalho do vereador Sezostrys foi de extrema importância para que hoje estivessem emitidos esses títulos”, declarou o superintendente do instituto.

Aveilton, superintendente do Incra; Sezostrys, vereador; e Jiripoca, Chefe da Unidade do Incra em Sao Geraldo

Conversando com agricultores, depois destes terem recebido seus títulos de terra, o vereador Sezostrys  da Costa falou da importância do evento do Incra, que culminou com a entrega de 81 títulos.

“Eu vejo essa conquista como uma possibilidade concreto de se mudar radicalmente a realidade do campo e  dos nossos agricultores, no  município, com a utilização desses documentos. A titulação da terra dará a oportunidade do assentados acessar créditos, acessar financiamentos, fazer investimentos e inovar no campo. Existem vários projetos em discussão, e a partir dessas titulações, as pessoas vão ter mais capacidade de investimento, porque ele não precisará mais de um avalista nem de muita burocracia para acessar recursos, a partir da posse do título definitivo”, disse Sezostrys.

Ao ser indagado qual será o próximo passo que ele tomará, enquanto vereador do município, apontou para o trabalho que já está realizando junto ao Banco do Estado do Pará visando viabilizar linhas de créditos a quem foi beneficiado pela cessão do documento rural.

“Nós estaremos sempre dando nosso suporte aos agricultores para que ele possa acessar  às  melhores linhas de créditos e financiamento. Já tive uma reunião com o gerente do Banpará de Palestina, que se colocou à disposição para receber projetos dos  assentados, porque o banco tem disposição orçamentária e financeira para cobrir as demandas de nosso município, considerando que são mais de oitenta assentados que terão agora a oportunidade de usufruir disso”, destacou o vereador do município.

Foram entregues 19  títulos definitivos para famílias do Açaizal, 21 do Angical, e 41 do PA Rio Mar.