Na sessão extraordinária da Câmara Municipal,  dentre os 18 vereadores que estavam presente, somente  Ilker Moraes (MDB) votou contra o Projeto de Lei nº 67/2021, que trata sobre a cobrança da taxa pelo serviço de coleta de lixo realizado pela Prefeitura.

A proposta encaminhada pelo Executivo teve aprovação de 17 votos.

Revelando coerência de votar sempre a favor dos interesses maiores da população, vereador Ilker Moraes justificou seu voto contra a criação da taxa do lixo, destacando a gravidade do momento vivido pelos brasileiros, vítimas de uma pandemia que a cada dia mata mais de mil pessoas.

Um dos trechos do discurso de Ilker, ao justificar seu voto contra a taxa de lixo:

 

“Eu tenho o entendimento de que Marabá não se encontra na condição de vários  municípios brasileiros. A nossa arrecadação está em alta, economicamente e fiscalmente, ela se encontra equilibrada. E não, necessariamente, nesse momento, nós teríamos, nesse momento atual, colocar mais um imposto para a sociedade pagar. Meu voto é contrário a esse projeto que cria esse imposto da coleta de lixo. Entendo que a população já paga muito imposto, entendo ainda que a nossa prefeitura, e nós, devemos criar oportunidades ao invés de criar impostos. Considero que a coleta de lixo deve ser pública e gratuita. A prefeitura, inclusive, no meu entendimento (e aí irei apresentar em agosto dois anteprojetos sobre isso) ela deveria transformar o nosso lixo em recursos financeiros. Como se faz isso? Com coleta seletiva de lixo com reciclagem. Marabá não tem nenhuma ação com relação a isso. (…)  E dessa forma, tenho certeza, transformando o lixo em dinheiro, nós estaremos arrecadando muito mais  do que estar sobrando essa taxa da população”.

O vídeo registra o momento da justificativa de voto dso vereador Ilker Moraes.

A população de Marabá mostra-se revoltada com a criação da taxa de lixo, lembrando que já paga muitos impostos, e em plena pandemia do coronavírus terá agora que desembolsar, mensalmente, mais R$ 10,00.

Abaixo, relação dos vereadores que votaram a favor da taxa de lixo:

 

Marcio do Sao Felix (PSDB) ,

Aerton Grande (Solidariedade)

Tiago Koch (PSD)

Pedrinho Corrêa (DEM)

Beto Miranda (PSD)

Miguelito (PDT)

Coronel Araujo (MDB)

Cabo Rodrigo (Republicanos)

Alecio da Palmiteira (PDT)

Ronaldo da Trinta E Tres (Solidariedade)

Frank do Jardim União (Solidariedade)

Pastor Ronisteu (PTB)

Marcelo Alves (PT)

Vanda Américo (Cidadania)

Eloi Ribeiro (Republicanos)

Raimundinho do Comércio (PL)

Dato do Onibus (PSL)