Aprovada taxa de lixo, vereador Ilker foi única voz na CMM contrária ao novo imposto

Publicado em 14 de julho de 2021

Na sessão extraordinária da Câmara Municipal,  dentre os 18 vereadores que estavam presente, somente  Ilker Moraes (MDB) votou contra o Projeto de Lei nº 67/2021, que trata sobre a cobrança da taxa pelo serviço de coleta de lixo realizado pela Prefeitura.

A proposta encaminhada pelo Executivo teve aprovação de 17 votos.

Revelando coerência de votar sempre a favor dos interesses maiores da população, vereador Ilker Moraes justificou seu voto contra a criação da taxa do lixo, destacando a gravidade do momento vivido pelos brasileiros, vítimas de uma pandemia que a cada dia mata mais de mil pessoas.

Um dos trechos do discurso de Ilker, ao justificar seu voto contra a taxa de lixo:

 

“Eu tenho o entendimento de que Marabá não se encontra na condição de vários  municípios brasileiros. A nossa arrecadação está em alta, economicamente e fiscalmente, ela se encontra equilibrada. E não, necessariamente, nesse momento, nós teríamos, nesse momento atual, colocar mais um imposto para a sociedade pagar. Meu voto é contrário a esse projeto que cria esse imposto da coleta de lixo. Entendo que a população já paga muito imposto, entendo ainda que a nossa prefeitura, e nós, devemos criar oportunidades ao invés de criar impostos. Considero que a coleta de lixo deve ser pública e gratuita. A prefeitura, inclusive, no meu entendimento (e aí irei apresentar em agosto dois anteprojetos sobre isso) ela deveria transformar o nosso lixo em recursos financeiros. Como se faz isso? Com coleta seletiva de lixo com reciclagem. Marabá não tem nenhuma ação com relação a isso. (…)  E dessa forma, tenho certeza, transformando o lixo em dinheiro, nós estaremos arrecadando muito mais  do que estar sobrando essa taxa da população”.

O vídeo registra o momento da justificativa de voto dso vereador Ilker Moraes.

A população de Marabá mostra-se revoltada com a criação da taxa de lixo, lembrando que já paga muitos impostos, e em plena pandemia do coronavírus terá agora que desembolsar, mensalmente, mais R$ 10,00.

Abaixo, relação dos vereadores que votaram a favor da taxa de lixo:

 

Marcio do Sao Felix (PSDB) ,

Aerton Grande (Solidariedade)

Tiago Koch (PSD)

Pedrinho Corrêa (DEM)

Beto Miranda (PSD)

Miguelito (PDT)

Coronel Araujo (MDB)

Cabo Rodrigo (Republicanos)

Alecio da Palmiteira (PDT)

Ronaldo da Trinta E Tres (Solidariedade)

Frank do Jardim União (Solidariedade)

Pastor Ronisteu (PTB)

Marcelo Alves (PT)

Vanda Américo (Cidadania)

Eloi Ribeiro (Republicanos)

Raimundinho do Comércio (PL)

Dato do Onibus (PSL)