Aneel autoriza Celpa aumentar conta de luz em 34%

Publicado em 5 de agosto de 2014

 

 

Quem informa é a  bancária e sindicalista  Vera Paoloni:

 

Aneel autoriza abusivo aumento de 34% nas contas de luz no Pará. Desde a privatização, em 1998, CELPA já aumentou a conta em mais de 400%, contra uma inflação que não chega à metade.

Pro bolso dos paraenses, este agosto será mês de desgosto. É que a Aneel – Agência regualdora das centrais elétricas, autorizou hoje (5/8) o amargo reajuste de 34% nas contas de energia elétrica já a partir de agosto. O péssimo e caro serviço é prestado da Celpa/Equatorial passa a ter uma subida de aproximadamente 34%,segundo informa o DIEESE.

É o 15º reajuste de energia elétrica da Celpa desde a privatização em 1998, e já acumula um percuntual de mais de 400% de reajuste desde a privatização, contra uma inflação que no mesmo período não chega a metade deste percentual.

Ainda segundo o Dieese, na prática teremos dois reajustes, o 1º na conta direta dos consumidores residenciais pelo uso da energia e o 2º no repasse para os preços pelo Setor Empresarial (grandes consumidores) que também tiveram reajutes de cerca de 36%. O reajuste autorizado no dia de hoje pela ANEEL está entre os maiores do país este ano.

A recente 14ª plenária estatutária da CUT nacional aprovou a moção apresentada pela delegação paraense presente à plenária, em Guarulhos/SP, de 28 julho a 1º de agosto, em que reivindica a federalização da CELPA/Equatorial. Não tem porque a energia elétrica continuar privatizada e com efeitos tão danosos à população paraense!

Celpa