Hiroshi Bogéa On line

Análise do cenário eleitoral em Tucuruí

Dornélio Silva, diretor-presidente da Doxa, instituto de pesquisa de Belém, enviou ao blog análise do cenário eleitoral em Tucuruí, depois de divulgada a primeira da série de pesquisas que serão feitas naquele município, durante a campanha.

A seguir, texto assinado por Dornélio:

 

A disputa eleitoral no município de Tucuruí está polarizada entre o candidato do PMDB, Jones William e do PSDB, Jairo Holanda. Jones já foi vereador, ficou em segundo lugar na eleição para prefeito em 2012, obtendo 30,5% dos votos válidos.

Jairo obteve 4,6% dos votos válidos para vereador, sendo o mais votado do município. Jones incorpora a oposição ao prefeito Sancler, que acumula oito anos de governo municipal. Jairo é o rosto do continuísmo. É o candidato que representa a máquina governamental de Sancler.

O Instituto Doxa vem acompanhando o processo político-eleitoral no município desde 2015.

Nas quatro pesquisas realizadas até agora mostra uma estabilidade nos índices de Jones William, havendo oscilações de uma pesquisa para outra

Vejamos:

Novembro 2015 (41,3%), março 2016 (44,9%), maio 2016 (45,8%), julho 2016 (43,7%), obtendo-se uma média de 43,9%, portanto, equilibrada sua carreira.

Jairo, nas três primeiras pesquisas mantinha uma média de 14% das intenções de voto. Na pesquisa de julho vai para 33,2%.

Ressalte-se que até meados de abril/2016, Jairo era um possível candidato; a partir de então, configurou-se candidato oficial de Sancler.

Jones vinha correndo solto como único candidato declarado a prefeito.

À medida que a máquina começou a se movimentar, Jairo foi criando musculatura eleitoral.

No entanto, essa sua subida na última pesquisa não chegou a atingir seu principal concorrente que manteve seus votos acima de 40 pontos percentuais.

Jairo arrebatou parte dos votos dos outros pré-candidatos que ficaram pelo caminho e de parte dos indecisos.

Nesse momento, os dois disputam acirradamente os votos dos eleitores indecisos, em torno de 15% e 8,3% de outros pré-candidatos que, ainda, apareceram na pesquisa como Joilson e Jonathas.

A probabilidade é grande de Jones manter sua performance, tendo em vista seu histórico na linha do tempo eleitoral.

Num confronto direto entre Jones e Jairo, Jones leva mais vantagem do que Jairo.

Tanto a Doxa quanto Ibope mediram essa possibilidade.

Na Doxa Jones ficaria com 53,4% e Jairo com 34,2%.

Observa-se que o crescimento maior foi de Jones, 9,7 pontos percentuais; enquanto Jairo cresceu apenas 1 ponto percentual.

No Ibope, Jones obteve 51,0%;  e Jairo 37,0%.

Doxa analíse

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *