Rio Maria

Com quase R$ 500 mil em investimentos, a Delegacia de Rio Maria, no Sul do Pará, está sendo inteiramente reformada e ampliada para oferecer melhores condições de atendimento à população e à equipe de policiais civis que atuam no município. Com a obra, a unidade passará a ter o dobro de espaço que tinha antes dos serviços, passando de 188 para 356 m² de área construída. Entre as novidades, está a construção de três alojamentos, três banheiros e uma copa/cozinha. Mais de 80% das obras estão concluídas. A previsão é de que a unidade seja entregue ainda neste mês.

De acordo com o mestre de obras da empresa VISATEC Construções Ltda., Marcelino Marques, responsável pela obra, a parte “grossa” dos serviços já foram executadas, restando apenas o acabamento do telhado, a colocação de esquadrias, portas e janelas, e a finalização da pintura. “As partes de colocação do piso interno e da garagem, e de revestimento e forro já estão 100% concluídas. As instalações hidráulicas e de esgoto também estão finalizadas. Já quanto a parte elétrica, está faltando apenas colocação das luminárias. Fora isso, temos 80% do telhado e 50% da pintura”, detalha.

Além da construção de novos espaços, toda a unidade está recebendo reformas e readaptações de espaços, como forma de dar mais funcionalidade às instalações, que contarão com salas de mediação de conflitos, de reconhecimento, dos investigadores e do escrivão, do delegado e do diretor (com banheiro), além de duas celas, recepção e três banheiros (feminino, masculino e para portador de necessidades especiais). A Polícia Militar também terá uma sala reservada dentro da unidade, dentro da política de integração dos órgãos de segurança adotada pelo governo.

Para o delegado José Orimaldo Farias, que esteve à frente da delegacia até maio passado, a reforma trará benefícios importantes para a população. “Com a nova delegacia nós vamos ter como melhor atender a população não só de Rio Maria, mas também de Floresta do Araguaia e de Bannach, que também são atendidas pela delegacia de Rio Maria. Antes, o espaço era pequeno e, atualmente também, porque estamos funcionando em uma casa alugada para que obra possa ser executada. Com ela pronta, o atendimento vai ter um salto de qualidade”, afirma.

O carpinteiro Jessé Pereira, 61, que mora próximo da unidade de polícia, diz que a expectativa da comunidade é positiva. “De quando cheguei aqui – há cerca de 30 anos – para cá tem melhorado bastante, sobretudo recentemente. A gente vê que tá melhorando e que, no geral, a cidade ainda é bastante tranquila quanto a roubo. Mas é sempre bom ter cautela com a criminalidade. Por isso, esse reforço da ampliação da delegacia é muito bem-vindo para toda a cidade”, diz.

Segundo o delegado, cerca de dez ocorrências são registradas por dia, com o aumento de casos no final de semana. “Em relação a municípios vizinhos, como Xinguara, Redenção e São Félix do Xingu, Rio Maria ainda pode ser considerado um município calmo. Geralmente as ocorrências são flagrantes e de casos da Lei Maria da Penha”, afirma. Daí a importância dessa nova unidade na conscientização, para situações de mediação de conflitos e do trabalho no fortalecimento do combate à violência doméstica.