O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT),  em Altamira, no sudoeste do Pará, recebeu a Certificação de Honra ao Mérito por ser a unidade hospitalar que mais realizou notificações para segurança do paciente no ano de 2023.

Os dados foram reconhecidos pelo Núcleo Estadual de Segurança do Paciente da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA). Foram 181 notificações de eventos adversos não infecciosos declarados no site Notivisa, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com Roberta Silva, supervisora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital da Transamazônica, o projeto ‘Qualidade na sua Unidade’, criado em 2023, ajudou a diminuir algumas fragilidades encontradas durante o ano. A ação busca elevar as metas de segurança do paciente a cada mês, realizando orientações e treinamentos com colaboradores. Também são feitas atualizações de prevenção e controle in loco, por meio de jogos interativos e materiais lúdicos, envolvendo os conhecimentos de cada colaborador.

“Foi realizado também um treinamento para conscientização e instrução sobre Notificações de incidentes por meio de vídeo explicativo, arte de comunicado interno, sobre como notificar. Contamos com o apoio dos coordenadores de cada área para realizar as notificações e incentivar seus colaboradores a informá-las”, informou a supervisora.

Ainda de acordo com a supervisora, a meta é manter o projeto durante o ano de 2024. Novas artes foram criadas com o objetivo de informar o grupo de trabalho como e quando realizar notificações. O setor que mais notificar será premiado com certificado.