Mais de um mês após a reabertura dos agendamentos de serviços do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), ocorrida no dia 8 de junho, o órgão registra demanda reduzida, melhoria nos seus atendimentos, aumentos nas arrecadações e simplificação na burocracia.

Segundo o Departamento, antes da pandemia, a média de atendimentos diários era de 450 pessoas. Com a reabertura dos agendamentos, esse número caiu para 200. Porém, o órgão afirma que a demanda reduzida aumentou a qualidade do atendimento, a produtividade dos servidores e o controle de qualidade de serviço.

Apesar da diminuição na demanda, o Departamento também registrou um aumento na sua arrecadação. Em 2019, os serviços realizados pelo Detran no mês de junho arrecadaram cerca de R$ 37 milhões. Este ano, entre os dias 8 e 30 do mesmo mês, o valor cresceu para cerca de R$ 50 milhões.

O órgão destaca também que seus processos burocráticos foram simplificados. Por exemplo, as autoescolas ganharam um canal específico no call center do Detran para a abertura de processos de exames de primeira habilitação.

Renovações do CNH também foram simplificadas com a retirada da obrigatoriedade da atualização da biometria. Agora, os usuários agendam pelo site do Detran seus exames médicos e, durante esses, suas biometrias anteriores são confirmadas. Assim, a atualização fica necessária somente em caso de desgaste e modificações nas digitais do usuário.