Agenda Produtiva

Publicado em 14 de maio de 2007

Ao abrir a série de discursos da plenária do PTP, sábado (12), Gilberto Leite, presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá, falou da Agenda Produtiva que ele vem defendendo em nome do desenvolvimento regional. Trechos extraídos pelo blog do discurso de Gilberto:

1- Citou a necessidade de consolidação dos Corredores de Transportes, a serem formados pelo asfaltamento da rodovia Transamazônica, conclusão das eclusas de Tucuruí que forçosamente viabilizará o transporte multi-modal através da Hidrovia Araguaia-Tocantins; ampliação do aeroporto de Marabá e a definição do local e construção do Porto da cidade.

2- Pediu a parceria do governo do Estado na formatação gerencial do Distrito Industrial, fortalecendo-o, ao invés de extingui-lo, como foi decidido ainda no governo de Simão Jatene. “Como podemos falar em verticalização sem Distrito Industrial”, perguntou Gilberto. Na visão dele, o CDI tem que ser ampliado em sua segunda etapa “de maneira a proporcionar uma ocupação industrial racional e harmônica com o meio ambiente, somando-se a uma infra-estrutura de transportes, energia, água, habitação e comunicação”.

3- Defendeu a implantação no DI de um pólo moveleiro, com aplicação de projeto de produção industrial baseado num modelo sustentável e fomentador de renda.