A Infraero deu início às obras para revitalização da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans. Os serviços incluem o reforço da estrutura do pavimento e recapeamento da pista, além da recuperação do sistema de balizamento luminoso e da sinalização horizontal.???

Os serviços incluem o reforço da estrutura do pavimento e recapeamento dos 2.800m x 45m da pista 06/24, além da recuperação do sistema de balizamento luminoso e da sinalização horizontal.

A conclusão da reforma está prevista para julho de 2021.

Com investimentos de R$ 51,5 milhões, os trabalhos serão realizados de terça a domingo, entre 0h e 11h, conforme o planejamento junto aos órgãos e empresas aéreas envolvidos na ação.

A Infraero informou que “durante a realização das melhorias, as operações de pouso e decolagem ocorrerão normalmente por intermédio da pista 02/20, atendendo as aeronaves que chegam e partem de Belém, de acordo com as tratativas realizadas com todos os entes integrantes do Sistema de Aviação Civil, incluindo o órgão Regulador.”

Com capacidade para receber até 7,7 milhões de passageiros por ano, o aeroporto Internacional de Belém movimentou, no primeiro semestre deste ano, quase 1,7 milhão de viajantes – aumento de 3,7% no fluxo em relação ao mesmo período de 2018, que registrou 1,63 milhão.

Operam diariamente, em Val-de-Cans, uma média de 100 voos comerciais regulares de seis companhias aéreas – Azul, Gol, Latam, MAP, Surinam e TAP.

As rotas interligam Belém a diversos destinos brasileiros – Guarulhos e Campinas (SP); Recife (PE); Brasília (DF); Macapá (AP); Altamira, Marabá e Santarém (PA); Rio de Janeiro (RJ); Confins (MG); Manaus (AM); Fortaleza (CE); São Luís (MA); Cuiabá (MT).

Já os voos internacionais ligam a capital paraense à Europa, aos Estados Unidos, ao Suriname e à Guiana Francesa.