O blog acompanha com especial interesse o trabalho da equipe que integra a Diretoria de Ensino Rural, da secretaria de Educação de Marabá.

É alentador verificar a dedicação e o carinho com os quais cada membro da diretoria procura realizar ações nos diversos distritos e  vilas  da região agrícola, criando situações favoráveis à melhoria da qualidade de ensino nos rincões mais distantes da sede do município.

Nesse clima de esperança de novos rumos, o blog faz questão de motivar os servidores envolvidos nos trabalhos,  divulgando suas ações, na perspectiva de contribuir positivamente para a continuidade da agenda anual da secretaria.

A seguir, resumo do relatório das atividades administrativas e pedagógicas realizadas no segundo trimestre de 2014.

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Atendimento ao público

 A Diretoria de Ensino Rural dispõe abertas suas portas para ouvir e dialogar com os representantes de diversos sindicatos e associações, alunos, diretores, professores, entre outros servidores e todos os órgãos representativos que estão relacionados ao campo. Tudo isso, visa desencadear práticas efetivas que contribuam para o sucesso formativo dos estudantes e conseqüentemente consolide uma parceria com as comunidades, buscando estreitar os laços família e escola.

Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa e Matemática

Tem como objetivo sensibilizar alunos e professores quanto aos saberes necessários dessas áreas do conhecimento atendendo as necessidades dos alunos frente às exigências sociais relacionadas à realização profissional e pessoal dos indivíduos.

Acompanhamento pedagógico nas escolas do campo

É o diálogo existente entre Diretoria de Ensino Rural e as Escolas do campo com a finalidade de contribuir com a melhoria do Processo Educativo, pautado no pensamento coletivo de socializar vivências e experiências entre os educadores, possibilitando a estes a apropriação de mecanismos que venham de fato melhorar sua prática pedagógica cotidiana. Nesta perspectiva, o Planejamento de Ensino, Avaliação da Aprendizagem, Projetos didáticos e seqüência de atividades são elementos principais de discussão dentro da escola, como também, as relações democráticas no espaço escolar e com a comunidade. Dessa forma, todo processo visa melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas do campo, para que tenhamos leitores e escritores competentes, cidadãos engajados em atuar no seu meio e modificá-lo para ter condições de vida mais digna e mais humana.

Educação

Educação 1

Gincana da Semana da Pátria

É uma ação alusiva à independência do Brasil que é realizada junto às escolas e comunidades do campo para as quais é disponibilizado todo apoio possível para que o evento seja significativo em cada localidade. No 2º segundo trimestre foi realizado uma pesquisa de opinião das escolas que iram  participar da Gincana da zona rural de Marabá.

Participaram do evento iniciando no dia 02/08/2014, 42 escolas do campo de Marabá. Tal ingresso à participação dar-se ao apoio logístico que foi ofertado as escolas pela secretaria de educação.

Educação 2

Educação 3

Locação de imóveis de casa para os professores

Para garantir melhores espaços a fim de acomodar alunos e professores que atuam nas escolas do campo, são locadas casas para funcionamento de escolas e casa de apoio. Observa-se que em 2014 muitos espaços que eram apenas cedidos pela comunidade foram locados pela prefeitura. Pois com a visita do secretário Pedro Sousa, foi feito um levantamento de quais  localidades precisariam dessa locação de imóveis.

Escavação de poços.

Após constantes solicitações de escavações de poços, alegando a falta de água potável, foi realizado um levantamento com o propósito de garantir o suprimento de água para as escolas do campo que não contavam com o suporte de poços para atendimento das necessidades básicas, que garanta um bom funcionamento. Para tanto, foi licitado e realizado a escavação de poços artesianos’ em todas as escolas que atendem a partir de 100 alunos.

Projeto Educando com Horta na Escola

Projeto criado com a finalidade de colaborar com a merenda escolar dos alunos das escolas do campo, se aproveitando da realidade do campo para o desenvolvimento desse projeto, com a ajuda dos próprios alunos.

Educação 4

Casa de Apoio aos professores do campo

A Secretaria de educação na atual disponibilizou uma casa para dar o suporte aos professores das escolas do campo, para quando precisarem vir a cidade participar de eventos ou resolver situações ligadas a educação, tenham aonde se instalarem. Mais uma ação que prioriza o bem-estar dos professores do campo.

Encontro de gestores das escolas do campo

A Diretoria de Ensino Rural promoveu o encontro de gestores das escolas do campo de Marabá que compreende diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores que atuam nas escolas do campo. O encontro aconteceu nos dias 04 e 05 de Agosto que tem como objetivo contribuir no processo de construção coletiva da educação do campo. Neste sentido, o processo formativo se dá visando oportunizar vivências pautadas na autonomia dos sujeitos do campo, valorizando os princípios de uma educação humanizadora, que considere e prime pela participação de todos os segmentos envolvidos no processo, para que de fato possamos ter nas escolas do campo uma gestão verdadeiramente democrática.

Educação 5

Educação 6

EFA – Escola Família Agrícola

 

É importante destacar o desenvolvimento da Escola Família Agrícola que foi reativada, e está sob a gerência da Secretaria Municipal de Educação. Todo o quadro de professores é do município, sendo coordenada e acompanhada pela Diretoria do Campo – sob a responsabilidade do Pedagogo/professor Ueslei dos Santos Nascimento. Localizada na Rodovia Transamazônica – km 26.

Escolas do Campo climatizadas: Instalações de centrais de ar

As escolas do campo estão sendo climatizadas para dar mais conforto aos alunos, como proposta do Governo João Salame. Exemplos são as escolas: Pedro Vale na Vila Carimã; Pingo de Gente na Vila Jatobá e Faixa Lina, na Vila União.

 Construção de novas escolas

Observou-se uma grande quantidade de escolas funcionando há aproximadamente dez anos em espaços precários, alugados ou cedidos pela comunidade. Assim, sensibilizado com a situação do campo, em relação à estrutura dos espaços escolares, foram estabelecidos critérios para selecionar as escolas a serem construídas, levando em conta o número de alunos e as condições dos espaços. Sendo assim, o governo de Marabá João Salame Neto e o Secretário Municipal de Educação oportunizaram a construção de escolas em parceria com a comunidade, e ainda, construção de dois núcleos de educação infantil e quadras poliesportivas cobertas, além de reformar e ampliação de escolas, o que possibilitou a implantação de laboratórios de informática para o alunado do campo.

 

Relação de escolas que passaram por reformas, ou estão em processo de construção, ou ampliação:

 

  • Escolas Construídas: (02)

Escola Jean Piaget – Vila Santa Fé;

Escola Pedro Vale – Vila Carimã/ Polo Parauapebas;

 

  • Escolas em Construção:

01   – Assentamento 26 de Março

01 – Vila União

01 Escola – Vila Sororó

01 NEI – Vila Sororó

01 NEI – km08 – Vila são José (Em fase de término)

01 Escola na Vila Albanir – Polo Parauapebas

 

  • Escolas em Reforma e Ampliação:

Escola Adão Machado: Polo Rio Preto – Vila 03 Poderes

Escola – Vila Alto Bonito – Polo Parauapebas (Em Licitação).

 

Os avanços relacionados à educação do campo são visíveis e parte do reconhecimento da cidadania dos homens, mulheres e crianças do campo, rompendo com a visão prevalecente na sociedade que considera o campo como lugar de atraso, inferior e arcaico.

O respeito e a prioridade disponibilizada as necessidades do campo é uma sustentação do enunciado: “Investir na educação do campo é reconhecer as dificuldades do homem do campo”.

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