Abertura do Çairé coloca Santarém na mídia nacional

 

 

Quem informa é o repórter Alailson Muniz:

 

Çairé 2Um ritual que se repete há séculos marcou o início oficial da festa do Çairé neste sábado (06), na vila balneária de Alter do Chão, no município de Santarém, oeste paraense. O ritual marcou o início da programação religiosa do Çairé. A parte festiva fica por conta da disputa entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa.

O estandarte da Santíssima Trindade, símbolo da festa, foi conduzido pelas ruas da vila pelos personagens do Çairé: juiz e juíza, saraipora, mordomos e moças da fita.

Em seguida, da Praia do Cajueiro partiu uma procissão de canoas e barcos até a floresta do Lago Verde, em busca dos dois mastros que serão erguidos na Praça do Çairé na próxima quinta-feira (11).

Sob a supervisão de um técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a organização da festa plantou 20 mudas de quatro espécies, como forma de compensação ambiental.

Durante todo o trajeto foi servido a tarubá, bebida indígena fermentada feita de mandioca. Às margens do Lago Verde, homens e mulheres carregaram, separadamente, os seus mastros até as embarcações que os conduziram à vila de Alter do Chão. Os rituais de hasteamento e de derrubada desses mastros serão marcados pela competição entre homens e mulheres.

Na quinta-feira, os mastros já enfeitados com frutas, que simbolizam a fartura da festa, serão levados da Praia do Cajueiro até a Praça do Çairé. Lá, ficarão levantados até o final da festa.

Çairé

“A tradição se repete mais uma vez. O ritual religioso do Çairé é bastante importante para nós, pois valoriza a cultura da festa e de nossa vila”, explica Marlison Soares, coordenador da festa.

Turistas que acompanharam o ritual ficaram encantados. Eles já lotam todos os hotéis e pousadas de Alter do Chão. “É muito bom saber que o ritual religioso ainda acontece, e é valorizado. Aprendemos parte dessa cultura e vivemos momentos inesquecíveis”, disse a médica Sônia Matos, que veio de Manaus para participar do Çairé.

Galpões – As agremiações dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa agora dispõem de galpões para a realização de ensaios, confecção de alegorias e outras atividades. A obra foi entregue pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), no mês passado. O terreno onde os galpões foram construídos fica no bairro Nova União, próximo ao Sairódromo, onde ocorre apresentação dos botos. A área possui 5 mil m². Os galpões têm cobertura metálica, refeitório, cozinha, banheiros e outros espaços. A área é toda cercada com portões de ferro para garantir a segurança das alegorias.

Programação do Çairé 2014

06/09 (sábado)

8 h – Busca dos mastros no Lago Verde até a Praia da Gurita

19 h- Tapajazz  – 1º Festival de Música Instrumental do Tapajós –  na Praça 7 de Setembro

23 h – Baile dos mastros (forró do paredão) – na Praça 7 de Setembro

11/09 (quinta-feira)

5 h – Alvorada (fogos)

7 h- Benção do Çairé

8 h- Busca dos mastros na praia da Gurita até a Praça do Çairé

09 h- Abertura oficial – Hasteamento da Bandeira Nacional, pronunciamento de autoridades, levantamento dos mastros e corte da fita do barracão

10 h – Visita às barracas do Çairé

11 h- Show com o Grupo Espanta Cão

12 h – Almoço dos mordomos e convidados

18 h – Rito religioso

19h30 – Show na Praça do Çairé – cantora Maria Lídia

21 h – Danças tradicionais no Lago dos Botos – Grupo Espanta Cão; Ritual de abertura (danças indígenas); brincando de Çairé; Dança da maior idade (lundu, desfeiteira e dança da peneira); Carimbó Beira de Rio; Dança Cucurunã e Cheiro do Çairé

23 h – Show com Pinduca

01 h- Encerramento

12/09 (sexta-feira) – “Festa dos Visitantes”

18 h – Rito religioso

19h30 – Show na Praça do Çairé – Cristina Caetano

22 h – Show regional Tucuxi e Cor de Rosa (Praça do Çairé)

00 h – Show Psirico e Solteirões do Forró (festa dos visitantes – Lago dos Botos)

4 h – Encerramento

13/09 (sábado)

18 h- Rito religioso

19h30 – Show regional na Praça do Çairé – Espanta Cão e Walluc

20 h – Abertura dos portões do Lago dos Botos

21 h – Esquenta do Boto Tucuxi (Lago dos Botos )

21h30 – Apresentação do Boto Tucuxi  (Lago dos Botos)

23h30 – Esquenta do Boto Cor de Rosa (Lago dos Botos)

00 h – Apresentação do Boto Cor de Rosa (Lago dos Botos)

2 h- DJ

2h30 – Show Chiclete com Banana

4 h – Banda Forró Ricardão

5h30 – Encerramento

14/09 (domingo)

09 h – Programação esportiva (Praia da Gurita ou Cajueiro)

20 h – DJ (Lago dos Botos)

21 h – Shows com Ki Babado, Art Samba e Pegada do Forró

2 h – Encerramento

15/09 (segunda-feira)

8 h – Encerramento da Festa do Çairé 2014 – agradecimentos; derrubada dos mastros; a grande comunhão (quebra macaxeira, macucacuá, desfeiteira etc.)

21 h- Festa dos Barraqueiros (Bagaceiros do Forró e Energia Show)

2 h – Encerramento

21/09 (domingo)

8h30 – XIV Enduro do Çairé (saída de Santarém, Rodovia Fernando Guilhon. Chegada às 17 h em Alter do Chão, na Praça do Çairé

17h30 – Apresentação dos botos

19 h – Encerramento