Hiroshi Bogéa On line

A genialidade de Morbarch

Advogado Plínio Pinheiro Neto, conhecedor a fundo deste chão sulparaense, comentou detalhes do quadro de Augusto Morbach postado no blog, fazendo citações também a outro quadro a nanquim, do mesmo artista, exposto na Câmara Municipal de Marabá. Ao que diz Plínio:

Neste belo quadro que retrata momento significativo de nossa história, quando fomos tirados do isolamento por via terrestre, além das pessoas que foram citadas por ti, ainda temos, à esquerda, o velho Plínio Pinheiro (avô de Plínio, o comentarista) e Carlos Holanda (que fora ordenança do Jarbas no Exército) e ao fundo, de camisa azul, por trás do Jarbas, Hiran Bichara, além do Sr.Rezende, compadre do Jarbas que sempre o acompanhava nas viagens a Marabá (na frente dele Jarbas).

Não sei se é do teu conhecimento que o Brasão do Municipio de Marabá é de autoria do Sr. Augusto Morbach, a pedido do então Prefeito Pedro Marinho de Oliveira.

O dístico em latim (Favente Deo ad astra vehimur) quer dizer, numa tradução não literal: “com a ajuda de Deus aos astros chegaremos”, ou seja, com a sua alma pura de artista, ele anteviu, 35 anos atrás, que as maiores alturas estariam reservadas a Marabá, no contexto nacional, sempre é claro, com a destra do poderoso SENHOR a nos guiar.

Estamos caminhando para lá, apesar de tantas adversidades e tanto pensar pequeno.Tenho em Belém dois belos trabalhos do Augusto Morbach e vou retratá-los para que possas conhecer e admirar.

Se observares um outro quadro dele que está na Câmara Municipal (abaixo), à inauguração da Transamazônica, poderás observar que ele (Augusto Morbach) está retratado entre os circunstantes (era uma faceta de sua arte, à exemplo de Alfred Hitchcock em seus filmes.

Nota: em azul, grifos do blogger.

Post de 

2 Comentários

  1. Hiroshi Bogéa

    8 de maio de 2010 - 22:39 - 22:39
    Reply

    Alice, prazer tê-la visitando nosso blog. Volte sempre, participando como nossa comentarista.

  2. Anonymous

    30 de abril de 2010 - 03:40 - 3:40
    Reply

    Meu Caro Hiroshi,
    Consegui encontrar por acaso seu blog e gostei muito do que vi aqui, portanto parabenizo por retratar nossa tao adorada Marabá, estava a procura da vida e obras de Morbach e encontrei essas maravilhas aqui, ja está adicionado no meus ling favoritos.
    Parabéns por todo seu emprenho Marabá mereçe ser divulgada suas belezas.
    Alice (pertenço a familia Serrano)

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *