Nos próximos dias, a prefeitura dará início às obras de padronização das calçadas da avenida Antonio Maia, depois que concluiu o recapeamento do pavimento da via que dá acesso à Velha Marabá.
Projeto completo da Antonio Maia, além da criação de ciclovia em toda a extensão da avenida, dotará a área comercial de pisos táteis de alerta e direcional. para orientar pessoas com deficiência visual. “As calçadas construídas ao mesmo nível,dotadas de pisos táteis, dão autonomia e segurança para que o cidadão possa circular pela cidade”, explica Cláudio Feitosa, secretário de Cultura, e ideólogo do projeto de revitalização do Núcleo Pioneiro.
A padronização das calçadas da Antonio Maia terá participação dos comerciantes, convidados à parceria do projeto cobrindo os custos de material da área restrita à largura de sua casa comercial.
“A sociedade vem aos poucos, se conscientizando sobre a importância da participação de todas as pessoas em busca de soluções para os problemas comuns que afetam as cidades. Acessos à educação, transporte, trabalho, moradia, lazer são direitos de todos. É responsabilidade do poder público, da iniciativa privada e de cada um de nós, zelarmos, pela igualdade de oportunidades. Circular pelas ruas, frequentar praças ou ter acesso aos lugares são direitos inerentes aos seres humanos. Inverter a lógica sócio econômica e cultural do direito pleno destinado ao automóvel, por ocupar fisicamente um espaço maior, o que não dá ao seu “proprietário” melhor ou maior status de “cidadão”, é creditar ao pedestre a possibilidade de interagir com os elementos que lhes são destinados pelo Poder Público.”, explica Feitosa, que tem acompanhado as discussões e elaboração do pré-projeto de revitalização.
Inicialmente, o Aterro do Bambuzal, ganharia, além da ciclovia implantada, área para a locomoção de pedestres. Um problema técnico, apontado pela engenharia do DMTU, vetou a intervenção: a estreita pista do aterro, ficaria mais estreita ainda, criando pontos de congestionamentos que dificultaria a vida das pessoas que buscam o Núcleo Pioneiro.
A via de pedestres será implantada no prolongamento da rua 7 de junho, cujas obras de aterro e pavimentação, até a altura da rotatória da Transamazônica, ligando aos Núcleos da Cidade Nova e Nova Marabá, serão iniciadas este ano.

Luis Sergio Anders Cavalcante
8 de abril de 2014 - 14:47Sr. Claudio Feitosa, admiro seu trabalho à frente da Secult. Gostaria de saber : 1) Se nesse dito Projeto insere-se atitude coibitiva do uso indevido por montadoras para exposição/comercialização de seus produtos, das praças/estacionamentos(logradouros públicos) municipais. 2) Consta tambem o remanejamento da atual feirinha da Mab. Pioneira, próxima ao Colegio Mendonça Vergolino ? E para onde ? 3) Quando começa a demolição do “Coliseum” para a reforma da Pça. Duque de Caxias ? Se não de sua alçada, e sim da SEVOP, poderia informar-se a respeito e repassar o obtido ? Grato. Em 08.04.14, Mba.-PA.
claudio feitosa
11 de abril de 2014 - 00:46Sr. Luiz Sérgio,
1) a praça Duque de Caxias será revitalizada. O projeto já está sendo elaborado. Uma das determinações do prefeito é que volte a ter a rua que dividia originalmente a praça em duas. Portanto, aquela área de alimentação, convencionalmente chamada de Coliseu, será retirada. Todavia, por determinação do prefeito, será estabelecida uma alternativa aos ocupantes daqueles boxes.
2) A questão da ocupação da praça por comércio eventual (o que não é tão eventual assim) por parte de cessionárias na pça DC já foi objeto de questionamento em diversas reunião. Vou levar o assunto ao prefeito.
3) No projeto de revitalização da Antonio Maia, foi apresentado também uma proposta de Feira, mas adequada ao tipo de comércio que ora ocupa parte da av. Getúlio Vargas. Esse assunto ainda precisa de definição por parte do prefeito. Foram apresentadas algumas alternativas que precisam ser estudadas para uma definição.
Na esperança de ter conseguido responder a contento,
att
CF
Claudio Feitosa
8 de abril de 2014 - 01:18Geilson, na proposta original está prevista a adoção de um regime diferenciado de permissão para propaganda na Marabá Pioneira. A SMSI está elaborando um projeto de lei revisando o código de postura com esta e outras mudanças, cujos objetivos são modernizar e melhorar a sua aplicabilidade no município. Já fizemos várias reuniões com os comerciantes e tratamos desse assunto. O meu sentimento é que ao aplicar o restante do projeto – calçada cidadã, no iluminação e identidade visual etc – conseguiremos também avançar na despoluição visual.
Geilsom
7 de abril de 2014 - 09:39O prefeito também deveria tomar atitude em relação a poluição visual, que é muito forte e incomoda na velha. Além disso, proibir também esse telões de LED na cidade que fazem doer os olhos e tiram a atenção do motorista, distraindo-o.
Geilsom
7 de abril de 2014 - 09:38O prefeito também deveria tomar atitude em relação a poluição visual, que é muito forte e incomoda na velha. Além disso, proibir também esse telões de LED na cidade que doem os olhos e tiram a atenção do motorista distraindo-o.
Ezequias
7 de abril de 2014 - 08:57Ficou muito boa a ciclovia. Pra uma cidade que não tinha um metro de ciclovia . A idéia inicial é louvável. Agora é preciso estender essa idéia. Ja que muitas pessoas utiliza as bikes como meio de transporte e lazer.