A 27 dias do encerramento do prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012, cerca de 297 mil contribuintes no Pará ainda não prestaram contas a Receita Federal do Brasil. A expectativa do fisco é que sejam entregues um total de 436.957 declarações no estado. Até às 14 horas desta terça-feira, a Receita havia contabilizado apenas 139.113 declarações entregues.

Em toda a 2ª Região Fiscal, que é composta pelos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, a Receita ainda aguarda 720.648 declarações de um total de 1.064.840 que compõem a previsão inicial.

O contribuinte tem até às 23h59m59s do dia 30 de abril para fazer a sua declaração. A Receita Federal informa que está preparada para receber até 3,5 milhões de declarações por dia. Mesmo assim, o órgão recomenda aos contribuintes que não deixem para entregar a declaração na última hora.

Um possível congestionamento no próprio provedor do contribuinte ou uma interrupção na linha de transmissão de alguma operadora, como já ocorreu em anos anteriores, são alguns dos problemas que podem causar transtorno a quem deixa para entregar o documento no final prazo.

Vale lembrar que, desde o ano passado, a efetiva entrega da declaração do IRPF só pode ser feita pela internet. Ainda que o contribuinte leve a declaração em disquete a uma agência do Banco do Brasil, a transmissão será via web.

Quem perder o prazo estará sujeito a uma multa que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.

Na região sul do Pará, que compreende a jurisdição da DRF Marabá, já foram entregues 33.005 declarações. Nota-se pelos números informados que estamos abaixo da média Pará, com aproximadamente 63% de declarações apresentadas. Espera-se algo próximo de 90 mil para o IRPF 2012. As tabelas mostram os quantitativos de declarações apresentadas até 03/04/2012 (terça-feira), em relação ao mesmo período do IRPF 2011.
Todas as orientações e os programas para preenchimento e envio da declaração encontram-se no site www.receita.fazenda.gov.br.