O governo do Estado anunciou medidas que serão implantadas depois do registro de uma série de 30 homicídios, em 16 bairros da Região Metropolitana de Belém, na noite de sexta-feira (20).

Anúncio foi feito pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen, em entrevista, sábado, 21.

Três pontos foram destacados.

O primeiro foi a prestação de condolências e reconhecimento ao soldado Rafael da Silva, que “foi um exemplo de policial militar, por honrar sua missão colocando sua vida em risco pela proteção da segurança da sociedade”, disse a autoridade.

O segundo ponto comentado pelo secretário foi em relação a atenção especial que o Governo do Estado tem concentrado à segurança pública após os acontecimentos registrados na sexta-feira.

Já o terceiro ponto levantado pelo secretário de segurança foi o contato que o governador do Estado, Simão Jatene, fez com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. Segundo Jansen, governador e ministro conversaram sobre a possibilidade de cooperação da União nas investigações.

O resultado da conversa foi de que a melhor colaboração seria a constituição de um grupo interagências, guiados pela inteligência, para as investigações destes crimes.

Governo do Estado e Ministério da Justiça fariam isso juntos.

A Segup instalou um gabinete permanente de situação, envolvendo todos os órgãos da área, para acompanhar e monitorar as intercorrências registradas.

Até às 12h deste sábado (21) foram contabilizados 30 homicídios, sendo 25 com características de execução, como possíveis reações à morte do soldado da PM.

“As polícias agem ostensivamente nas ruas. O empenho é máximo para que mais crimes não ocorram. As ações, inclusive a desse caso, são norteadas pela inteligência, que tem duas testemunhas e uma filmagem para elucidar o caso”, explicou o delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino.

O governador do Estado, Simão Jatene, convocou os gestores da área de segurança do Estado e determinou rigorosa apuração de todos os crimes, com envolvimento direto das corregedorias da Polícia Civil e Polícia Militar, para esclarecer os fatos, identificar e punir os responsáveis.