wilsonO Hospital Regional de Conceição do Araguaia, em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, realizou neste domingo, 27, a “1a  Caminhada Passos que Salvam”, uma campanha que visa à conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

De acordo com o diretor do Hospital Regional, Wilson Branco (foto ao lado),  o intuito da campanha é também de divulgar aos pais e professores quais são os sinais e sintomas da doença, já que podem ser confundidos facilmente com outras enfermidades menos graves.

Com o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, as chances de cura são elevadas em até 95%.

Além de disseminar a informação, a “Caminhada Passos que Salvam” também possui uma ação para arrecadar fundos para o tratamento dos pacientes no Hospital.

hrca-4
Estima-se que mais de 12 mil crianças sejam diagnosticadas com câncer no Brasil, sendo que apenas 50% receberão atendimentos. Quando isso acontece, muitos deles já chegam com a doença em estado avançado por diversos fatores, como desinformação dos pais, medo do exame e desinformação dos médicos.

Além de ter a semelhança dos sinais e sintomas com patologias comuns da infância.

hrca

Há também a dificuldade dos profissionais em fechar o diagnóstico dos pacientes, o que atrasa os serviços médicos especializados, por isso, o conhecimento da oncologia pediátrica é tão importante.

A caminhada pelas ruas de Conceição do Araguaia, saindo da porta do Hospital Regional (fotos), objetivou a conscientização e apelo para que a comunidade participe de doações.

Centenas de pessoas percorreram as ruas do centro de Conceição, portando faixas, cartazes e convocando moradores a engrossarem o ato de conscientização.

hrca-2

Com uma média anual superior a 900 mil procedimentos realizados, o Hospital Regional de Conceição do Araguaia (HRCA), no sul do Pará, tem sido um importante suporte na área de saúde pública na região.

Referência em média complexidade, o hospital dispõe atualmente de 62 leitos e presta atendimento de urgência e emergência, ambulatorial, em clínicas médica e cirúrgica, e em obstetrícia e pediatria.

hrca-3

 

A Câmara Municipal de Conceição do Araguaia também deu apoio à campanha de conscientização.