debate-1
Primeiro à mesa de debatedores, Jorge Bichara quer mais debates

Depois de participar do debate eleitoral promovido pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Estado , nesta terça-feira, dia 20,  iniciativa da turma de Ciências Sociais 2015, o candidato a prefeito Jorge Bichara, da Coligação “Certeza de um Novo Tempo”, passou as últimas 24 horas apelando para que os veículos de TV e Rádio realizem debates, ao vivo, entre os candidatos a prefeito.

“Sem debate, o eleitor fica sem poder avaliar quem está realmente preparado para administrar o município”, diz o candidato.

O debate na Unifesspa foi dividido em quatro blocos.

No primeiro e terceiro os candidatos puderam trabalhar temas livres.

Já para os demais blocos, havia quinze temáticas que foram escolhidas por meio de sorteio.

Estiveram presentes os candidatos Rigler Aragão do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Manoel Veloso da Coligação “Pra Reviver Marabá” e Jorge Bichara da Coligação “Certeza de um Tempo Novo”.

O candidato Tião Miranda da Coligação “Todos por Marabá” não foi ao debate, permanecendo vazia a cadeira a ele destinada, na mesa dos convidados.

A técnica em segurança do Trabalho Ana Célia da Silva Cruz gostou do debate, “eu achei muito interessante porque serviu para tirar dúvidas quanto às propostas dos candidatos. Eu acho que uma pessoa que foge de um debate é porque não tem proposta de trabalho”, enfatizou Ana Célia.

Resultado de sorteio, Doutor Jorge Bichara, o primeiro a perguntar, se mostrou seguro nas perguntas e respostas. Quando questionado sobre a terceirização dos serviços na saúde, Dr. Jorge respondeu que uma vez eleito fará uma avaliação nessa terceirização, revendo contratos porque se não estiverem cumprindo a função social e desrespeitando à legislação trabalhista serão cancelados.

Quando o assunto foi mobilidade urbana Dr. Jorge foi enfático:  “eu colocarei o código de posturas em prática e também o plano diretor”.

Já sobre a situação atual dos professores o candidato deixou claro que, se ganhar as eleições, a primeira atitude a ser tomada será convocar um grande debate que envolva todos os funcionários públicos.

“O Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos profissionais da educação, que está pronto, deverá ser discutido para que todos ganhem bem e os direitos adquiridos sejam mantidos. Convocaremos a sociedade, inclusive Ministério Público, sindicatos de classe e todos os funcionários públicos representados para resolver essa situação definitivamente”, destacou Jorge Bichara.

Ao final do debate o candidato à prefeitura de Marabá elogiou a iniciativa da instituição de ensino e questionou a falta de debates nas emissoras esse ano, já que em períodos eleitorais anteriores eles foram realizados na cidade.

“Foi uma oportunidade que deram a mim e aos outros candidatos de nos pronunciarmos e colocarmos nossas propostas para a sociedade, mas nós deveríamos ter debates em outros meios, principalmente na televisão, por permitir à população maior acesso às propostas dos candidatos”, declarou Dr. Jorge Bichara.

Nesta quarta-feira Jorge Bichara pôde falar novamente das propostas em entrevistas concedidas ao Grupo de Comunicação Correio. O candidato participou ao vivo da programação da Rádio Itacaiunas, na ocasião ele falou que o seu diferencial é a experiência como administrador.

“Na Unimed eu aprendi a administrar, é um sistema complexo de administração e embora seja uma instituição privada, nos dá condições de, ao mesmo tempo, ter a experiência de administrar a coisa pública. Eu também tive a oportunidade de ser funcionário público, fui secretário de agricultura por três anos, acredito que fiz uma pequena revolução no campo, os agricultores puderam sentir que podem ter uma economia forte para o município firmada no agronegócio e na agricultura familiar. Eu me coloco a disposição da sociedade de que eu tenho capacidade administrativa, o discernimento e a honestidade necessários para gerir o dinheiro público”, afirmou Jorge Bichara

Após participação na rádio Jorge Bichara concedeu entrevista para o jornal impresso. Entre as questões respondidas o candidato destacou que, se ganhar o pleito eleitoral, pela primeira vez será feita uma grande auditoria na prefeitura, “eu não estou dizendo que vou perseguir ninguém, mas eu deixarei claro para o Ministério Público e para a Justiça como vou encontrar a prefeitura”.

Nesta quinta-feira Dr. Jorge Bichara e a vice Celene Lima participaram de duas caminhadas na Folha 33 e Bairro Bom Planalto, já na sexta-feira eles caminham pelo Bairro da Paz e participam de reunião no Residencial Novo Progresso. (Kélia Santos – Assessoria Coligação “Certeza de um Novo Tempo”)