Hiroshi Bogéa On line

Ideflor-bio impõe regras de acesso à Serra das Andorinhas

Quem informa é Denise Silva:

 

Serra das Andorinhas: passeio prazeroso, águas transparentes e natureza incrível.
Serra das Andorinhas: passeio prazeroso, águas transparentes e natureza incrível.

 

Com um trabalho de conscientização, fiscalização e aprimorando das regras para a autorização de acesso ao Parque Estadual Serra dos Martírios – Andorinhas (Pesam), o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) está minimizando os impactos negativos ao meio ambiente em alguns dos principais cartões postais de São Geraldo do Araguaia – as cachoeiras Quarta Queda e Três Quedas, que estão entre as mais visitadas da Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia.

A Cachoeira Quarta Queda é a que hoje recebe o maior número de visitantes do parque estadual, justamente devido ao grau de facilidade de acesso. Próximo ao local, também se encontra a Cachoeira Três Quedas, situada em uma propriedade particular. Pela proximidade entre as duas atrações turísticas, visitantes acabam indo aos dois locais. Porém, para conhecer as cachoeiras, é indispensável a autorização de visita, emitida pelo Ideflor-bio, na Gerência da Região Administrativa do Araguaia (GRA).

Para conscientizar o público visitante do Parque Estadual Serra dos Martírios – Andorinhas, que é uma Unidade de Conservação da Natureza de Proteção Integral, ações de monitoramento da cachoeira Quarta Queda estão sendo feitas em parceria com o Grupo de Agentes Ambientais Voluntários (GAAV).

Voluntários permanecem na área da cachoeira nos fins de semana e feriados, orientando os visitantes sobre os cuidados com o meio ambiente e as unidades de conservação. Paralelamente, também estão sendo realizadas rondas. Com a intensa fiscalização, houve também uma grande redução de lixo deixado na cachoeira, resultado do trabalho de conscientização ambiental com o público visitante.

Para combater a falta de conhecimento da necessidade da autorização prévia para a entrada nas áreas de proteção, o Ideflor-bio vem fazendo a emissão de autorizações no próprio local, em caráter experimental. “É preenchido um pequeno formulário com informações básicas que descrevem o perfil do público usuário do parque”, explicou Edla Tavares, técnica do Ideflor-bio.

Com o primeiro mês de monitoramento e a implementação da autorização, o parque contabilizou 680 visitantes, sendo 97% turistas de cidades próximas e apenas 3% visitantes do próprio município de São Geraldo do Araguaia.

Post de 

3 Comentários

  1. Adésio Botêlho

    16 de abril de 2018 - 21:11 - 21:11
    Reply

    Ótimo comentário, o trabalho de fiscalização funcionou tão bem que novos pontos atrativos estão sendo explorados com total segurança. Além da Três quedas, Quarta queda e Parque das águas, ambas em áreas particulares, mais na área de amortecimento e APA, também podemos visitar: Quedas Gêmeas, Chuveiro, Rapunzel, Véu de Noiva, Igreja de Pedra e Cachoeira do Urubu Rei com 75mt. de queda dentro do PESAM, com autorização do Ideflor-bio e apoio de guias locais da COOPERGE-Cooperativa de Guias e Ecoturismo de São Geraldo do Araguaia-Pa.
    Parabéns Agentes Voluntários e Parceiros que se preocupam em preservar.

  2. MANOEL DELVO BIZERRA DOS SANTOS

    14 de julho de 2016 - 19:10 - 19:10
    Reply

    Gostei, importantíssimo o controle para a preservação dessas belezas cênicas no interior da Unidade de Conservação de Proteção Integral, Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas.
    Parabéns, Ernildo e cia.

  3. Heldenir Almeida

    14 de julho de 2016 - 10:29 - 10:29
    Reply

    Parabéns pela iniciativa da Ideflor-bio! Precisa-se conscientizar os visitantes mesmo. Nossos rios, fauna e flora, é nosso maior tesouro. Sempre precisamos fazer campanha a favor de nosso meio ambiente, que é tão farto e abençoado, mas que infelizmente, também possuem tantos moradores ignorantes e alheios a preservação.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *