Altamira

 

 

 

Neste domingo (3), 2.162 candidatos participaram da segunda fase do vestibular especial para o curso de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), sediado em Altamira.

Para continuar na disputa pelas 60 vagas disponíveis, os candidatos precisam acertar 40% das 45 questões da prova específica que avalia conhecimentos sobre Física, Química e Biologia.

Após a primeira fase do vestibular, a demanda por uma das vagas segue alta e é agora de 50,2 candidatos/vaga entre os não cotistas e de 21,87 candidatos para cada vaga do sistema de cotas.

O concurso recebeu mais de 9 mil solicitações de inscrições. Porém, muitos não conseguiram apresentar a documentação que garantia o direito à isenção da taxa de inscrição ou não efetivaram o pagamento da taxa para participar do processo seletivo e cerca de 1,5 mil foram eliminados na primeira fase do certame, realizada no dia 5 de junho, devido a ausências ou insuficiência de pontos.

Quem for aprovado nesta segunda fase da seleção, ainda participará de uma nova etapa agendada para o dia 31 de julho. A terceira e última parte do concurso envolve uma prova de redação em língua portuguesa.

As aulas para os futuros calouros de Medicina devem começar no segundo semestre letivo da UFPA, que, este ano, se inicia no mês de outubro, por causa do calendário de reposição de aulas necessário pela greve de professores e técnicos da UFPA, em 2015.