Conceição do Araguaia

 

 

 

 

Com informação de  Camila Moreira:

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) de Conceição do Araguaia e da Gerência de Produtos Artesanais de Origem Animal realizaram vistoria técnica em três queijarias do município.

A ação teve como objetivo acompanhar a qualidade do produto e inspecionar se o padrão de sanidade está sendo seguido, conforme legislação vigente.

Os estabelecimentos receberam em dezembro de 2015 o certificado de produtos artesanais da Adepará, que permite a comercialização da produção de forma legal em todo o Estado, gerando emprego e renda para o Pará.

“Os três estabelecimentos juntos geram oito empregos diretos e trabalham com mil litros de leite por dia como matéria-prima. Por trabalharem com a média de 18 fornecedores, outros empreos indiretos são gerados. A produção abastece os mercados de Conceição do Araguaia, Redenção, Floresta do Araguaia, Sapucaia e Rio Maria”, explica a gerente de Produtos Artesanais de Origem Animal da Adepará, Glaucy Carreira, da equipe que fez a ação.

As vistorias fazem parte da rotina dos fiscais da Agência e são realizadas em todas as regiões do Pará, por meio de suas 20 gerências regionais.

A Agência possui duas gerências de Produtos Artesanais, uma da área Animal e outra Vegetal, que atuam em todo o Estado, realizando visitas técnicas no intuito de orientar os produtores para que cumpram as regras sanitárias, conforme legislação e, assim, possam comercializar legalmente seus produtos dentro do Pará.

O produtor que tiver interesse, pode também procurar o escritório da Adepará mais próximo da sua propriedade para buscar informações e orientações.