Praia Crispin

As praias mais frequentadas por banhistas nos municípios  paraenses de Salinópolis, Bragança e Marapanim, no Pará, foram aprovadas no teste periódico de balneabilidade para receber banhistas no feriado prolongado de Tiradentes,
Entre os balneários analisados estão as praias do Atalaia e Farol Velho, em Salinas; Ajuruteua, em Bragança; e as de Marudá, em Marapamim, que atingiram resultado excelente em termos de qualidade da água.

O destaque foi para a praia de Crispim, avaliada como a mais saudável de todas (foto).

A de Corvina, em Salinas, foi avaliada como muito boa.

As informações sobre a balneabilidade têm objetivo de alertar os frequentadores das praias sobre a qualidade da água, que devem se encaixar nas exigências da resolução de nº 274/2000, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

O parâmetro de qualidade em termos sanitários para que as praias sejam classificadas quanto à balneabilidade envolve a densidade de coliformes E.coli. A amostragem é retirada de local que apresente profundidade média de um metro.

Em caso de resultados que indiquem poluição ou contaminação, as praias são interditadas, para garantir a saúde e segurança dos frequentadores. A população pode ajudar a não contaminar o meio ambiente ao não levar animais para os balneários, evitar jogar lixo no chão e não fazer necessidades fisiológicas nas praias, entre outros cuidados. (Com informação da repórter Naiana Gaby Ferraz Monteiro Santos)