BetoDeputado federal Beto Salame (foto) se posicionou, na sexta-feira, 15, contra o impeachment da presidente Dilma Roussef, publicando nota nas redes sociais, e concedendo entrevistas a diversos órgãos de comunicação.

A postura do parlamentar  está merecendo manifestações de apoio, com raras críticas nos diversos compartilhamentos do post por ele publicado.

Até a meia-noite de sexta-feira, somando os 39 compartilhamentos detectados, 1.075 pessoas haviam curtido a nota, em dezenas de perfis somados, ao mesmo tempo da existência de 212 comentários.

De mais de duas centenas de comentários – até meia-noite de sexta, repetimos – 75% elogiavam a decisão consciente do deputado federal marabaense.

O restante criticava-o, exatamente aqueles favoráveis ao golpe.

Este blogueiro, ao compartilhar a declaração de voto de Salame contra o impeachment, deixou a seguinte mensagem:

 

Grande Beto Salame. É isso que os democratas devem fazer. Seu voto consciente será julgado pela história como parlamentar que deu um NÃO ao golpe. Maraba se sentirá honrada por nao ter elegido um golpista, mas um defensor da Constituição. Receba todo nosso apoio

 

Abaixo, a declaração de voto de Salame:

————–

Dentro de mais alguns dias estarei diante de um dos mais importantes eventos de meu mandato e da história do Brasil, quando o plenário da Câmara Federal vai se pronunciar sobre abertura do processo de impeachment contra a presidente da República.

Por muitos dias acompanhei de perto, com toda a atenção, o intenso debate que se deu no âmbito do Congresso Nacional, e que ganhou as ruas do País, sempre buscando analisar as denúncias formuladas, em suas implicações jurídicas e políticas.

Constato que, apesar dos muitos esforços feitos pelos defensores do afastamento da presidente, não há provas do cometimento de crime de responsabilidade que o justifique.

O mandato eletivo, por refletir a vontade popular, somente pode ser tirado de seu titular em casos extremos e quando os fatos alegados tenham sido provados para além de qualquer dúvida e isso, definitivamente, não aconteceu neste processo.

Como jurista nao poderia me permitir condenar alguém, com pena tão grave, porque resolveu fazer uma manobra fiscal pra honrar os pagamentos de programas sociais como o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Familia.

Se há ilegalidade a dose da pena proposta é desproporcional, injusta!!!
É justamente aquela que implica na ruptura da normalidade democrática e na interrupção de um mandato legitimamente conquistado nas urnas.

Não posso me curvar aos interesses imediatos que envolvem a luta politica de grupos opostos.

Por outro lado, minha história pessoal está baseada na firmeza de princípios e na fidelidade aos apoios que dou ou recebo. Assim, depois de tê-la apoiado e dela recebido apoio ao longo dos anos, não seria digno neste momento virar as costas para a presidente, para juntar-me a um momentaneo sentimento de maioria.

Sou humano, tenho defeitos, mas TRAIDOR não!!!!

Chego à conclusão que, independente da posição que assumir, haverei de agradar alguns e desagradar outros. Portanto, nessas circunstâncias o único norte possível é aquele ditado por minha própria consciência.

E minha consciência afirma a necessidade de rejeitarmos este pedido de impeachment, sem prejuízo do prosseguimento de todas as investigações que ocorrem no País. Reafirmo que jamais compactuei com a corrupção e sigo defendendo as investigações contra qualquer um, independentemente do partido a que pertença.

Por fim não dá pra esquecer os investimentos do Governo Federal no Pará e, especialmente, em Marabá, onde o Governo Estadual nada faz!!!!

Casas populares, saneamento, energia no campo, asfalto, creches, escolas, estradas…

Não posso esquecer tudo isso que foi e ainda está sendo feito pela gente mais humilde do nosso povo.

Acredito que, neste domingo, a democracia brasileira passará por mais um teste e, com qualquer resultado, sairá fortalecida.

Portanto, afastado este processo de impeachment, não podemos perder a oportunidade de, imediatamente, estabelecermos um novo pacto a favor do Brasil.

Neste pacto, o Norte, que sempre serviu ao País, precisará ser mais ouvido e ter suas grandes reivindicações atendidas, para assim superarmos a mais grave crise econômica que já vivemos e que possamos, juntos, levar o Brasil rumo a um futuro mais feliz.

Um forte abraço.

Beto Salame
Deputado Federal
Pará