Reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, e secretário de Educação de Marabá, Pedro Souza, integram a  mesa do seminário.
Reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, e secretário de Educação de Marabá, Pedro Souza, integram a mesa do seminário.

Seminário “História, Desafios e Perspectivas da  Pedagogia da Alternância  na Região Sudeste do Pará, realizado na sede da EFA (Escola Família Agrícola), localizada no Km 23 da Rodovia Transamazônica, sentido Itupiranga, reuniu dezenas de protagonistas da Educação regional.

Entre diversos painéis de palestrantes, consolidou-se parcerias para o enfrentamento de desafios, entre alguns, implantar o projeto de sistematização e digitalização dos documentos tendo como perspectiva a construção da memória da EFA associada a “saga dos posseiros  da Região Araguaia-Tocantins.

Entre tantas personagens lembradas, destaque para o professor Jean Hébette e o sindicalista Almir Ferreira Barros.

A equipe de educadores e monitores  da EFA “Padre Humberto Pietogrande” organizou uma exposição com recortes de jornais e documentos que retratou os 20 anos da EFA da Região de Marabá.

Ao longo do evento, participantes colaboraram com fotos e informações.

No decorrer do seminário, momentos históricos da EFA foram resgatados por egressos da instituição, bem como homenagens póstumas a Wanderlei, Elizaldo, Adauto, Gilliarde e outros.

Foi apresentada uma proposta de comemorar os 10 anos de formação do EMEP , bem como ventilou-se reunir os pioneiros da primeira turma do Ensino Fundamental.

O Seminário encerrou em clima de alegria com uma noite cultural com churrasco, animação musical e licor de jenipapo. No decorrer da noite visitas de famílias de comunidades vizinhas e organizações parceiras.

Coordenada pelo o educador Yank Torres (EFA) participaram da Mesa de Abertura: o Secretário Municipal de Educação Pedro Souza, o Reitor da Unifesspa Maurílio Monteiro, o coordenador de Ensino do Campo da SEMED Ueslei Nascimento, o Diretor do IFPA Campus Rural Manuel Fábio, o Professor Orlando Nobre Souza (UFPA), o professor Orlando Moraes (4ª URE/SEDUC), o Supervisor Regional da Embrapa  Daniel Mangas, o diretor da FETRAF Sebastião Alves de Souza,  chefe de Unidade do INCRA Neudilan Bezerra, o presidente da Associação dos/as Agricultores/as Familiares do PA Grande Vitória Antonio Rodrigues da Rocha “Mineiro” e a Coordenadora da EFA Vanalda Araújo.

 

O secretário de Agricultura de Marabá, Jorge Bichara, e o biólogo  Sílvio Silva também marcaram presença.