
Seminário “História, Desafios e Perspectivas da Pedagogia da Alternância na Região Sudeste do Pará, realizado na sede da EFA (Escola Família Agrícola), localizada no Km 23 da Rodovia Transamazônica, sentido Itupiranga, reuniu dezenas de protagonistas da Educação regional.
Entre diversos painéis de palestrantes, consolidou-se parcerias para o enfrentamento de desafios, entre alguns, implantar o projeto de sistematização e digitalização dos documentos tendo como perspectiva a construção da memória da EFA associada a “saga dos posseiros da Região Araguaia-Tocantins.
Entre tantas personagens lembradas, destaque para o professor Jean Hébette e o sindicalista Almir Ferreira Barros.
A equipe de educadores e monitores da EFA “Padre Humberto Pietogrande” organizou uma exposição com recortes de jornais e documentos que retratou os 20 anos da EFA da Região de Marabá.
Ao longo do evento, participantes colaboraram com fotos e informações.
No decorrer do seminário, momentos históricos da EFA foram resgatados por egressos da instituição, bem como homenagens póstumas a Wanderlei, Elizaldo, Adauto, Gilliarde e outros.
Foi apresentada uma proposta de comemorar os 10 anos de formação do EMEP , bem como ventilou-se reunir os pioneiros da primeira turma do Ensino Fundamental.
O Seminário encerrou em clima de alegria com uma noite cultural com churrasco, animação musical e licor de jenipapo. No decorrer da noite visitas de famílias de comunidades vizinhas e organizações parceiras.
Coordenada pelo o educador Yank Torres (EFA) participaram da Mesa de Abertura: o Secretário Municipal de Educação Pedro Souza, o Reitor da Unifesspa Maurílio Monteiro, o coordenador de Ensino do Campo da SEMED Ueslei Nascimento, o Diretor do IFPA Campus Rural Manuel Fábio, o Professor Orlando Nobre Souza (UFPA), o professor Orlando Moraes (4ª URE/SEDUC), o Supervisor Regional da Embrapa Daniel Mangas, o diretor da FETRAF Sebastião Alves de Souza, chefe de Unidade do INCRA Neudilan Bezerra, o presidente da Associação dos/as Agricultores/as Familiares do PA Grande Vitória Antonio Rodrigues da Rocha “Mineiro” e a Coordenadora da EFA Vanalda Araújo.
O secretário de Agricultura de Marabá, Jorge Bichara, e o biólogo Sílvio Silva também marcaram presença.
JOSAFÁ VIEIRA COSTA
22 de março de 2016 - 10:29Bom dia,
Muito gratificante saber que o projeto Escola Família Agrícola volta a ser assunto em discursarão por equipes de educação na região de Marabá. Tive a oportunidade e a honra de participar da terceira turma de ensino fundamental desta maravilhosa escola entre os anos de 2001 a 2004, esse período foi um dos mais importantes na minha formação profissional , social e cultural, na EFA aprendi lições para toda a vida, lições essas que contribuíram para a formação do meu caráter, hoje tenho formação nas áreas de Agropecuária e Edificações, também sou estudante de Engenharia Civil, parte disso eu devo a EFA.
Quero fazer mansão do grande educador, o senhor Damião Soledade, agradece-lo pelo seu grande esforço para viabilizar e ressuscitar este sonho, tenho certeza que a EFA ainda vai mudar a vida de muitos filhos de Agricultores assim como fez comigo.