Chico MirandaDiante da boataria de que o Detran de Marabá estaria exigindo o uso de simulador de direção veicular para alunos de autoescolas fazerem suas aulas de trânsito, o blog foi ouvir Francisco Miranda Cruz Filho, dono da Auto Escola Miranda.

Ela nega que o equipamento já esteja sendo obrigado, em Marabá.

Atuando na área de autoescola desde o ano 2000,  “Chiquinho” Miranda (foto), como é popularmente conhecido, esclareceu também sobre outras dúvidas frequentemente colocadas em discussão nas redes sociais, como os sistemas de biometria e telemetria.

Atendendo seus clientes em uma grande estrutura montada em frente a sede do Detran, e contando com doze funcionários, a Autoescola Miranda é um das requisitadas da região Sul/Sudeste do Pará.

A seguir, entrevista de Chiquinho.

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A proposta de uso de simulador de direção veicular nas autoescolas será ou não obrigatório? Existe  essa dúvida entre os condutores nacionais e candidatos à habilitação. Você pode esclarecer isso?

 

Chiquinho –  A partir deste ano é obrigatório o uso do simulador de direção veicular nas autoescolas para quem vai tirar carteira de motorista e dirigir carros de passeio, na Categoria B. Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada em julho do ano passado, deu prazo até o dia 31 de janeiro de 2016 para que a exigência fosse implantada. Os motoristas que vão adicionar à habilitação a Categoria B também devem ter aulas no simulador.

O candidato que for tirar a primeira habilitação terá que fazer, no mínimo, 25 horas de aula prática. Do total, 20 horas em veículo de aprendizagem, sendo quatro horas no período noturno .As demais cinco horas serão feitas no simulador de direção, sendo uma hora com conteúdo noturno. Quem já tem carteira de motorista e vai adicionar a Categoria B faz 20 horas de aula, sendo cinco horas no simulador.
Basicamente, como funcionaria esse simulador:? Cada autoescola teria o seu, ou haveria um equipamentos para atender a todos os candidatos à CNH?

Chiquinho – O simulador é basicamente um carro aonde os alunos têm reproduzidas situações como ultrapassagem, mudança de faixa, direção com chuva e manobra em marcha à ré. Cada autoescola pode ter o seu ou pode ser adquirido coletivamente.

O investimento desse equipamentos chega a qual valor?

Chiquinho – Entre R$ 30 mil e R$ 40 mil
O custo dessa estrutura certamente seria repassado aos alunos de autoescolas?

 

Chiquinho – Sim, esse custo será repassado para os alunos que vão ter umas das habilitações  mais caras do mundo,. Particularmente, no meu modo de vista, tal equipamento nem trará grandes benefícios aos alunos.
A sua autoescola já está  utilizando o sistema de biometria, para controlar a frequência dos alunos, nas aulas teóricas, pela impressão digital?

Chiquinho – Não, ainda não. No estado do Pará nenhuma autoescola está usando a biometria, mas estamos em fase de implantação, inclusiva os CFC (Centro de Formação de Condutores) já compraram os leitores biométricos.
Explique como funciona a telemetria e qual objetivo do equipamento para a formação de condutores?

Chiquinho – A telemetria será um monitoramento do veiculo durante a aula que o DETRAN vai acompanhar  o trajeto da aula, para certificar e se a mesma realmente foi dada. Por exemplo, se o veiculo no qual o aluno está fazendo teste ficar parado por mais de 2 minutos a aula será cancelada automaticamente. Esse equipamento terá o objetivo de garantir ao DETRAN que realmente os aluno está fazendo a aula e uma segurança para a sociedade  que os condutores estão apto para andar no transito.