Piscina 3

 

O blog já mostrou que a Hidroterapia ou Fisioterapia Aquática é indicada para tratamentos ortopédicos, neurológicos, reumatológicos, cardiovasculares entre outros.

Hidroterapia ou fisioterapia aquática é um recurso da área da reabilitação que vem demonstrando resultados positivos no tratamento e na prevenção de várias patologias, ampliando a perspectiva de recuperação para muitos pacientes.

Também mostrou o coquetel de inauguração da  Aquafísio – primeira clínica do gênero construída no interior do Pará, oferecido semana passada pela fisioterapeuta Silvane Nascimento, idealizadora do empreendimento.

Durante a celebração da abertura oficial da moderna clínica, o blog ouviu depoimentos de pacientes da fisioterapeuta Silvane Nascimento.

A seguir, o que dizem eles.

 

Hormino Damascena Santos, 91 anos, submetido a tratamentos  de dores na coluna e pernas.

Hormino Damascena

   – Se os resultados na Aquafísio não fossem satisfatórios, eu ficaria aqui somente um mês fazendo o tratamento. Só que os resultados positivos da fisioterapia na água estão me deixando tão bem que isso me convenceu a dar continuidade ao tratamento, que já dura quatro meses. Esse é o melhor tratamento que já passei em toda minha vida.

 

Maricleusa Viana Oliveira, vítima de AVC em 6 de janeiro de 2013 que paralisou todo o lado esquerdo do corpo.

Maricleusa

     –   Com a ajuda da Dra. Silvane, eu consegui recuperar todos os movimentos, Hoje faço três sessões por semana, e só tenho a comemorar os resultados positivos que venho conseguindo. Eu agradeço a Deus por ter colocado a Dra. Silvane em minha vida, porque o tratamento aqui na clínica é único e diferenciado.

 

Zelinda Servilha, 64 anos, fraturou o fêmur em quatro partes, sendo submetida a várias operações em Belém.

Zelinda

    – Depois que retornei de Belém, o médico que me operou indiciou a Clínica Aquafísio. Após quatro meses de tratamento, posso dizer que estou andando perfeitamente, estou curada. O meu médico ficou admirado com a cicatrização  das minhas lesões, por ser muito difícil por causa da minha idade. Devo ressaltar ainda o atendimento da Dra. Silvane, que trata individualmente cada necessidade do paciente.

Os diferenciais da Clínica Aquafisio são os princípios físicos da água que desempenham papel fundamental para fins terapêuticos.

“Entre os princípios, podemos citar a  densidade, pressão hidrostática, e flutuação, que contribuem de forma determinante na execução do movimento, promovendo repostas mecânicas e fisiológicas específicas. A flutuação, por exemplo, atua no suporte às articulações reduzindo a descarga de peso corporal, além de ser capaz de proporcionar assistência ou resistência ao movimento na água”, explica Silvane Nascimento, diretora da Aquafísio (foto abaixo).

Piscina 4

 

A fisioterapia aquática traz muitos benefícios, entre eles: fortalecimento muscular, aumento das amplitudes articulares, melhora do condicionamento cardio-respiratório, alívio da dor, estímulo das atividades funcionais, do equilíbrio e coordenação, melhora da postura e imagem corporal.

“O impacto emocional do movimento realizado na água proporciona uma sensação de vivacidade, bem estar e um sentimento de realização. Ampliando suas capacidades e habilidades, o indivíduo torna-se mais confiante, seguro e motivado”, avalia a profissional.

Piscina 10

 

Jovem paciente, entre Silvane (E) e  Brenda Candeira, cursando 9o. período de Fisioterapia
Jovem paciente, entre Silvane (E) e Brenda Candeira, cursando 9o. período de Fisioterapia

O tratamento é realizado dentro de uma piscina aquecida a 34º, preparada e adaptada para esta finalidade, composta por vários equipamentos, escada com corrimão, dois níveis de profundidade  e piso antiderrapante.

Piscina 7

Piscina 8