Renato Veloso recebe justa homenagem

Publicado em 4 de abril de 2012

 

Justa homenagem da prefeitura de Marabá a um marabaense que nos deixou bem jovem: Renato Veloso, filho do saudoso ex-prefeito Geraldo Veloso.

Jornalista e Administrador, a morte de Renato, aos 32 anos,  pegou a todos de surpresa, no momento em que ele começava a assumir o controle da gestão público na qual tinha o pai como prefeito, recheado de boas intenções e com o desenho de um projeto macro para auxiliar o pai no desenvolvimento de ações modernas e estruturantes.

A perda de Renato deixou marcas e traumas – principalmente entre pessoas que conviveram diretamente com ele e sabiam de sua importância para a composição de quadros técnicos do governo – além do vácuo que viria a seguir no seio dos familiares de Veloso – culminando meses depois com a morte do próprio Geraldo Veloso.

A denominação da uma escola da zona rural de “Renato Veloso”  é a segunda homenagem póstuma.

A primeira, ocorrida ainda na gestão do próprio Geraldo Veloso, quando este batizou o ginásio da Folha 16 com o nome do filho.

Surpreendentemente, no entanto, vice-prefeito da época,  Sebastião Miranda, no exercício da função em razão da morte de Veloso, tomou irracional atitude de excluir o nome de Renato, sugerindo o nome de Ginásio Olímpico de Marabá – comportamento rasteiro que viria a merecer críticas de toda a sociedade.

Apesar dos esforços de Miranda em revogar a denominação original, o ginásio ficou mesmo sendo chamado de “Renato Veloso” pela sabedoria popular.

À solenidade de inauguração da Escola Renato Veloso, localizada no Projeto de Assentamento Talismã, o prefeito Maurino Magalhães colocou ao seu lado, o médico Manoel Veloso e o engenheiro Dário Veloso, filhos do ex-prefeito de Marabá.

Belo gesto de grandeza e reconhecimento.

Prefeito Maurino Magalhães, Manoel e Dário Veloso, descerrando placa