Hiroshi Bogéa On line

13o. salário estará na conta do servidor nesta sexta-feira, 13, à exceção da área educacional

 

Quem informa é a Secom:

 

 

Um grande esforço foi realizado pela atual Administração Municipal e na manhã desta sexta-feira (13), os servidores municipais receberão o 13º salário de forma integral através de depósito em suas respectivas contas.

Desde que assumiu, em janeiro deste ano, João Salame Neto tornou habitual o pagamento de salários e demais vantagens dos servidores municipais, sem qualquer atraso e sempre nos últimos dias do mês em curso, um compromisso firmado ainda durante a campanha que o elegeu prefeito de Marabá e que vem sendo mantido.

Mas, é preciso lembrar que, em dezembro de 2012, último mês da gestão anterior, o cenário era muito diferente. Os salários dos servidores atrasados há dois meses – além do vale-transporte e do auxílio-alimentação com atrasos ainda maiores – causavam um clima de desalento e tristeza entre milhares de famílias. Era um tempo de incerteza e desânimo.

A cada mês, a Prefeitura injeta, sob a forma de salários, na economia do município algo em torno de R$ 18,5 milhões, o que a torna a maior empregadora da cidade. Dois meses de atraso de salários, portanto, são capazes de deflagrar uma ampla crise no comércio local, gerando redução nas vendas e demissões, estabelecendo um ciclo de desaquecimento da economia que prejudica a todos. E era essa a triste realidade no Natal do ano passado.

Mas, agora, vive-se um novo tempo em Marabá.

Logo em janeiro, João Salame tratou de estabelecer o diálogo com os representantes dos servidores e o pagamento escalonado das dívidas foi estabelecido. De lá para cá, a Prefeitura vem honrando cada um dos compromissos assumidos, pagando rigorosamente em dia e quitando cada um dos débitos deixados pela gestão anterior com o funcionalismo público.

Mas, não tem sido nada fácil honrar os compromissos. Eram muitas as dívidas e alguns sacrifícios foram inevitáveis. Uma política de austeridade e de combate à corrupção e ao desperdício foi a única forma de garantir os recursos suficientes para que servidores e fornecedores recebam em dia.

Agora mesmo, para poder pagar o 13º salário, foi preciso, entre outras medidas, atrasar a execução da decoração natalina na cidade. Uma vez garantido o pagamento dos servidores, a cidade ganhará as cores do Natal.

“Claro que queremos a cidade linda, colorida e iluminada para vivermos o Natal, esta grande festa da cristandade, mas, nossa prioridade será sempre cumprir com nossas obrigações e, entre elas, uma das mais importantes é pagar sempre em dia os servidores do município”, disse João Salame.

João se disse satisfeito ao conseguir manter seu compromisso. “Claro que fico feliz. Foi um ano de muito sacrifício. Lutamos muito para quitar as dívidas “herdadas” da gestão anterior e ainda demos conta de iniciar obras importantes como a macrodrenagem da Grota do Aeroporto. Estamos provando que com seriedade, compromisso e honestidade é possível, com poucos recursos, fazer muita coisa boa para nossa população. Dando tudo certo, teremos ainda muito mais para festejar em 2014″, afirmou o prefeito.

Educação – Os servidores ligados à Secretaria Municipal de Educação terão que esperar um pouco mais para receber o 13º salário. A Prefeitura programou para efetuar o pagamento do benefício aos servidores daquela secretaria no próximo dia 20 deste mês.

Há meses a SEMED luta para equilibrar sua folha de pagamento. Os recursos do FUNDEB não são suficientes para cobrir os custos com pagamento de pessoal da secretaria e o município vem precisando usar recursos próprios para garantir que ninguém fique sem receber salários. Mais de R$ 11 milhões já foram dispendidos com essas complementações.

Para garantir o pagamento do 13º salário dos servidores da SEMED, foi preciso pactuar com a empresa terceirizada, responsável pela coleta de lixo, no sentido de que os valores referentes aos serviços prestados no mês de dezembro sejam pagos em janeiro.

———-

Atualização às 09:57

Para o pagamento do 13o. salário dos servidores das secretarias municipais, sem incluir o décimo terceiro da Educação, que será quitado dia 20, a prefeitura injetou R% 6 milhões líquidos (neste valor não estão inclusos os encargos) de recursos próprios.

Post de 

1 Comentário

  1. Tays Cunha

    20 de dezembro de 2013 - 11:35 - 11:35
    Reply

    13¤ da educação ainda naum estar na conta,
    Contratado recebe 13¤ ?

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *