Órgãos de segurança do Estado intensificaram ações para localizar integrantes da quadrilha responsável pelo roubo a duas agências bancárias – Banpará e Caixa – no município de Garrafão do Norte, no nordeste do Pará, ocorrido na madrugada do mesmo dia, continuaram na noite desta quarta-feira, 30.

O Governo do Pará atua por meio de uma força-tarefa com os órgãos do sistema de segurança do Estado.

Na ação, os criminosos explodiram vários artefatos nas agências bancárias e efetuaram disparos de arma de fogo contra a Delegacia de Polícia Civil do município. Não há feridos.

Uma caminhonete S 10 utilizada na ação foi encontrada em Nova Esperança do Piriá, município vizinho, e será periciada.

Mais dois veículos usados na ação foram abandonados totalmente queimados no momento da fuga, em uma ponte localizada entre Tomé-Açu e Garrafão do Norte.

Mais de 130 agentes de segurança integram a força-tarefa, entre policiais civis e militares, além de peritos da Polícia Científica do Estado e agentes do Graesp.

O governador Helder Barbalho anunciou que medidas imediatas foram adotadas para garantir a segurança dos moradores do município, além de identificar e localizar os criminosos.

“Todo reforço necessário das forças de segurança já foi enviado ao local, inclusive o esquadrão antibombas da PM”, afirmou o governador.

Dentre as medidas imediatas já adotadas estão as diligências terrestres e aéreas, oitivas, perícias e destruição de explosivos, a fim de garantir a segurança da população e a localização dos envolvidos no crime, já que se configura em ação pontual, uma vez que o Estado reduziu significativamente essa modalidade de crime em todas as regiões.

O número de roubos a agências bancárias reduziu continuamente nos últimos quatro anos no Pará.

Em 2019, foram 15 agências roubadas na modalidade “vapor” ou “novo cangaço”.

Em 2020, foram três.

No período entre 2 de dezembro de 2020 até 30 de julho deste ano (1 ano e 7 meses), nenhum caso foi registrado.

Os dados destacam que as ações integradas e de inteligência estão alcançando o seu objetivo: reduzir os índices criminais e coibir esta prática.

Na foto, agências bancárias destruídas em Garrafão do Norte