128 pessoas integram a Guarda Municipal

Publicado em 4 de abril de 2012

 

 

A Guarda Municipal de Marabá, oficialmente implantada esta semana, conta com  128 homens,  com objetivo de atuar nas ruas da cidade auxiliando órgãos de segurança pública, como policia civil e polícia militar.

Onze mulheres integram o contingente.

Coronel Antônio Araújo,  Secretário de Segurança Institucional, é quem comanda a guarda que foi formada pelo Iesp (Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará),responsável pela formação da Policia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros . “Nossa guarda está muito bem formada e preparada para cumprir seu papel constitucional, de proteger o patrimônio público, mas também para estar ombreando com os demais órgãos de segurança do Estado”, garante  Araújo.

A Guarda Municipal é constituída também por um grupo especial  de trinta homens  treinados para atuar em situações mais complexas, como desocupação de áreas urbanas, reintegração de posse de terra e outras ações que exijam uma maior especialização.

A Guarda Municipal terá três uniformes. O diário será na cor azul; o de passeio será uma camisa, em tom parecido; e do grupamento especial será um uniforme rajado.

Segundo a legislação nacional, a atuação das guardas municipais inclui o poder de polícia, com autorização para utilização de arma de fogo, não apenas para sua defesa pessoal, mas também para ações no dia a dia.

O prefeito de Marabá Maurino Magalhães afirmou que o número de guardas ainda é pequeno  para o tamanho do município de Marabá, mas que em breve novos concursos serão abertos e o efetivo vai aumentar gradualmente.