‘Ratinhos’ da vida

Publicado em 14 de agosto de 2007

Rui Barbosa vivo fosse, certamente morreria de tédio ao tomar conhecimento do massacre ortográfico na imprensa televisiva em Marabá. Tem coleguinha na tela dando uma de rei da cocada preta, mas que em verdade era mais prudente procurar alfabetizar-se primeiro para depois atrelar-se à Imprensa. O pior é que tem dono de órgão de comunicação envaidecido com o show de besterol levado ao ar. Pobre Marabá…

O quase sempre plácido Correio do Tocantins registra, com a nota acima, tipo de ‘jornalismo’ praticado ultimamente em Marabá pela TV Eldorado (SBT). O personagem citado de forma educada pelo jornal apresenta-se despreparado gramaticalmente brandindo com insistência um porrete de madeira bem ao estilo do graças a Deus quase sumido Ratinho. Gesticulando nervosamente seu “instrumento de trabalho”, o rapaz alude o combate à violência estimulando subrepticiamente a própria.
O registro do Correio do Tocantins chamou a atenção de entidades populares que anunciavam ontem a intenção de manter contatos com o Ministério Público para fiscalizar mais de perto as programações policiais da imprensa local. Os dirigentes dessas organizações reportam o objetivo da investida não como ato de censura, mas com a preocupação de reduzir o ímpeto prosaico de iniciantes.
Verificou-se também ontem a tarde que diretoras de escolas trocavam figurinhas no sentido de formarem uma comissão destinada a conversar com a direção da emissora para mostrar-lhe os danos que causa à formação educacional de jovens a atuação destemperada de repórteres mal dirigidos em estúdio.