Em face das notícias dando conta de que o Hospital Regional do Araguaia corre o risco de suspender todos os atendimentos, o blogueiro entrou em contato com sindicatos de Saúde dos municípios de Redenção e Belém, onde o Instituto de Saúde Santa Maria – Organização Social de Saúde  que administra o Hospital Regional do Araguaia -,  marca presença como terceirizado.

Sindicalistas lembram que a OSS é de propriedade do deputado estadual Luiz Afonso Sefer.

“Se o Hospital Regional do Araguaia está passando por necessidades e quase fechando, a culpa é do Sefer ( Luiz Afonso). Por onde esse instituto Santa Maria passa, deixa rastro de incompetência e de desrespeito ao dinheiro público. Foi assim quando administrava o Hospital Metropolitano, que só nós sabemos o que eles fizeram aqui, obrigando inclusive às autoridades a suspenderem o contrato com a OSS, contratando outra”, lembra sindicalista de Belém.

Em Redenção, o blog tentou gravar entrevistas com servidores do HRA, mas todos mostraram-se receosos.

“A gente não pode falar nada, porque corremos o risco de demissão. Perdoe, mas não posso falar”, reagiu uma funcionária.

Com muito esforço, blog conseguiu falar com um médico de plantão.

“O que posso dizer é que está faltando muita coisa aqui na unidade, e a alegação é de que o governo do Estado não está repassando valores que deve à empresa que nos contratou”, disse – sem mais nada acrescentar.

Modo geral, blogueiro conseguiu captar informações segundo as quais o deputado estadual  Luiz Sefer não gere, com a disciplina exigida pelo setor de saúde,  os recursos repassados pelo Estado à sua empresa.

“Basta voltar ao tempo e ver como funcionava o Metropolitano (Hospital de Belém). Quando o  Instituto Santa Maria o administrava, era um caos. Depois, a Pró-Saúde (outra organização social que inclusive administra o Hospital Regional de Marabá) assumiu seu gerenciamento, colocando tudo em ordem, sem que haja qualquer tipo de problema de funcionamento”, revela sindicalista. -, reforçando informação de que os outros Regionais – incluso  o de Marabá –  “não passam por nenhuma situação de má gestão”.

—————–

Atualização às 21:16

Comentário de Ugo Bicego Queiroz, que se diz representante dos médicos em Redenção, diz em texto enviado á caixa de comentário que não foi procurado, para tecer comentários. Esforços o blogueiro fez, para ouvir algum representante da OSS, mas todos se negaram a fazer considerações, alegando mil desculpas.

Somente agora, esse comentarista aparece, depois do titular do blog enviar mensagem ao celular do deputado Luiz Sefer, solicitando informações da empresa dele sobre o caso.

A mensagem via SMS foi transmitida  exatamente às 20 horas, com o seguinte texto:

“Boa noite, deputado. Aqui jornalista Hiroshi Bogéa, do blog Hiroshi Bogéa, que postou nota sobre o hospital do Araguaia. Dê uma lida e informe qual posição da OSS sobre o tema. Este número é meu whatsapp.”.

Neste momento, são 21h54, e até agora não recebi nenhum retorno do parlamentar, dono do Instituto de Saúde Santa  Maria.

Mas, coincidentemente, às 21:23, o comentário de Hugo Queiroz aportou na caixa de comentário, tecendo considerações, como se fosse uma resposta da OSS.

Texto reproduzido na íntegra:

 

Ugo Bicego Queiroz
1 aprovado

ugobqueiroz@hotmail.com
66.102.8.172

Sou um dos representantes do sindicato dos médicos na cidade e não fui procurado. Também não fui procurado como diretor clínico representante dos médicos para os esclarecimentos. Pelo visto o blog tem acesso a informações privilegiadas que desconhecemos. Poderia então postar sobre os repasses que estão em atraso. Ou comentar sobre todas as metas contratuais atingidas apesar de mais de 13 milhões de dívidas do estado para o hospital, como consta em documento protocolado ao ministério público e não questionado pelo estado. Nosso hospital é referência da saúde na região. O único a realizar transplante renal no interior da Amazônia. Isso não se consegue com má gestão. Os atrasos de repasses, por mais esforço que o estado possa fazer para que não ocorram, em algum momento acabam por prejudicar a eficiência da gestão. Esses valores em atraso correspondem a mais de quatro meses em valores reais. Nenhuma administração sobrevive a isso, independente de quem seja a culpa pelos atrasos.
Só para sua informação, também em Marabá os médicos deram aviso de paralisação, que deverá ocorrer dia 20 d dezembro.
Seria útil compartilhar aqui os repasses em dia e o então justificado mal uso do dinheiro público.

 

 

————-

Atualização às 21:58

 

Mais um comentário aporta a caixa interna do post, assinado por Esson Portela,  pessoa que se diz representante do sindicato dos médicos, defendendo a OSS, depois da mensagem que  o blogueiro enviou ao deputado Sefer, solicitando  a versão dele.

Só que, até agora, o deputado não respondeu.