O município de Santarém teve o esforço na luta contra o desmatamento reconhecido, ao receber o certificado de Município Verde durante cerimônia no auditório do Centro de Informações Ambientais (Ciam), na orla da cidade.

A entrega do título foi feita pelo secretário extraordinário do Programa Municípios Verdes, Justiniano Netto, e demais representantes da equipe do projeto, executado pelo Governo do Estado com o apoio do Fundo Amazônia.

O documento foi entregue durante o evento de apresentação e instalação da Base Local Tapajós, primeiro de oito polos do PMV que serão instalados estrategicamente no Estado.

Santarém recebeu ainda do Governo do Estado equipamentos para fiscalização e monitoramento do desmatamento na região, como uma caminhonete, um notebook e dois GPS.

“Santarém entrou para valer no programa em 2013 e conseguiu, em pouco mais de dois anos, alcançar as metas previstas, merecendo justo reconhecimento da coordenação do programa. Vale ressaltar que o município também tem uma agenda ambiental urbana relevante e soube também avançar nessa área”, disse Justiniano Netto.

Parceiro importante neste trabalho é a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que mantém unidade regional em Santarém e trabalha com constante apoio aos municípios da região. Também já são certificados como Municípios Verdes Paragominas, Dom Eliseu, Ulianópolis, Santana do Araguaia, Óbidos, Brasil Novo, Tailândia, Xinguara, Canaã dos Carajás, Santa Maria das Barreiras e Cumaru do Norte.

Como se observa, Marabá está fora da lista – situação que depõe contra o município.

Lamentável.