Hiroshi Bogéa On line

Prisão de onze pessoas começa a desbaratar fraude no Detran

A Polícia Civil do Pará cumpre mandados de busca e apreensão nas sedes do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) nos municípios de Santarém e Aveio, no oeste do Pará.

Até às 9 horas, a polícia já havia realizado 17 mandados de prisão de servidores suspeitos de fraudes na emissão de carteira de habilitação e pessoas envolvidas com as fraudes.

A operação denominada Bincagem Fantasma,  cumpre mandados de prisão decretados pela Justiça.

A operação resultou da investigação sobre um esquema criminoso de fraudes de CNH na Circunscrição Regional de Trânsito de Santarém – 1ª Ciretran), que envolve, também empresas prestadoras de serviço ao Detran.

Entre os presos está o ex-diretor da 1ª Ciretran, Claudiomar de Oliveira Furtado, o atual gerente do pátio da empresa de leilões de veículos apreendidos, servidores e ex-servidores do órgão despachantes e donos de autoescola. A

té às 11 horas, 13 pessoas já foram presas.

 

A denúncia sobre o esquema criminoso foi feita pelo próprio Detran-PA, em 2015, quando as investigações foram iniciadas pela Polícia Civil.

Foram constatados indícios de infrações penais, como, associação criminosa, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informação, concussão (extorsão cometida por servidor público), corrupção passiva e corrupção ativa, advocacia administrativa, dentre outras ilegalidades.

 

No total, foram expedidos pela Justiça para cumprimento pela Polícia Civil na operação, 35 mandados judiciais, dos quais 18 mandados de busca e apreensão, e 17 mandados de prisão preventiva.

Dentre os presos, está um ex-diretor da Ciretran de Santarém; o atual gerente do pátio da empresa de leilões de veículos apreendidos; servidores e ex-servidores do órgão; despachantes e um dono de autoescola. São cerca de 60 policiais civis de diversas regiões do Estado mobilizados na operação.

 

Veja os nomes dos 11 dos presos na operação que desbaratou esquema de corrupção no Detran. Há mais 7 mandados a serem cumpridos

 

——–

 

O Portal de Santarém: www.OEstadonet.com.br, divulgou a lista de presos, até às 11 horas:

 

ALVO 01: CLAUDIOMAR DE OLIVEIRA FURTADO – Exerceu funções de DIRETOR

ALVO 02: MARCIO ROBERTO DOS SANTOS PIMENTEL – Assessor direto de CLAUDIOMAR

ALVO 03: BENEDITO SILVA LIMA, conhecido por “BENÉ”, Gerente vip leilões

ALVO 08: MIGUEL ANGELO PEREIRA COSTA – Servidor concursado do DETRAN

ALVO 09: ROSINALDO FERREIRA DOS SANTOS, conhecido por “NALDO”. Servidor concursado do DETRAN, responsável pela aplicação de exames de direção, “carro chefe das ações criminosas”,

ALVO 10: IVANILDO PAULO FONSECA PEDROSO, conhecido por “PAULO DETRAN, Ex prestador de serviços para o DETRAN

ALVO 11: JOSÉ LUIZ BENTES DA COSTA, conhecido por “ROBERTO” ou “LUCAS – Despachante de veículos e também de CNH’s de forma fraudulenta, se apresenta por “ROBERTO” ou “LUCAS”

ALVO 12: ROSALBA HENRIQUES VIEIRA, conhecida por “ROSALBA DA CLÍNICA – Despachante de veículos

ALVO 13: JONNATHA DE SÁ OLIVEIRA, conhecido por “JONAS”, aliciador de candidatos

ALVO 14: WALDECI REIS LEMOS MOTA, conhecido por “NECA”, despachante de veículos

ALVO 18: FABRÍCIO RENTE DOS SANTOS, ex dono de auto escolas ; aliciador

 

Com informações da Agência Pará

 

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *