Prévias do PT ocorrem neste domingo

Prévias do PT ocorrem neste domingo

 

 

Neste domingo, o Partido dos Trabalhadores realiza prévias eleitorais para definir o nome de seu candidato à prefeitura de Marabá. Quatro nomes disputam a preferência dos  1.243 filiados  aptos à votação: Ademir Martins (DS), Luis Carlos Pies (PT Pra Valer),  Marcelo Alves (Unidade na Luta) e Zuca William (AS).

Na reta final, o blog abre espaço para divulgar o perfil dos candidatos petistas.

Ademir Martins (na cédula) tem uma biografia histórica.

Foi o primeiro vereador eleito pelo Partido dos Trabalhadores na região Sul/Sudeste do Pará; Gerente do Ibama no Sul do Pará;  Secretário de Planejamento, Administração e Finanças de Nova Ipixuna, durante a gestão do primeiro prefeito eleito pelo PT no Sil/Sudeste do Estado, Zezão Pereira.

Integrou o grupo Coordenador do Programa Luz para Todos, por ocasião dos governos Lula/Ana Júlia.

Atualmente é Secretário Estadual de Assuntos Institucionais do PT; membro do Grupo de Trabalho da DS no Estado; e Assessor  do deputado federal Cláudio Puty no Sudeste do Estado.

É nome que reúne a simpatia da militância histórica do PT, além de fazer contraponto ao candidato do PT Pra Valer, Luis Carlos Pies, que  vinha defendendo, no  partido, a participação do PT na administração do prefeito Maurino Magalhães. Ademir se opôs radicalmente contra a tese defendida por Pies, derrotada  internamente.

Em consequência da aprovação do afastamento do PT de qualquer ligação com a gestão municipal, as distensões internas levaram o partido à disputa deste domingo.

A prévia de um nome para representar o Partido dos Trabalhadores na eleição municipal de outubro, não significa definição de candidatura própria.

Por ocasião da discussão da tática eleitoral do PT, na Plenária marcada para 15 dias após as prévias, portanto a 15 de maio, os rumos do partido serão sacramentados. Nessa plenária, alguns pontos serão debatidos. E homologados.

Entre eles: aprovação da lista dos futuros candidatos a vereador; quem será o candidato a vice-prefeito, caso o partido, lá na frente, se decida pela disputa direta; definir com quais partidos o PT deverá fazer alianças e, finalmente, discussão do envolvimento da legenda no fortalecimento do movimento que negocia a chamada Terceira Via, uma candidatura que reúna todos os demais partidos em oposição às candidaturas de Maurino Magalhães e Sebastião Miranda.

Uma situação está definida, com as prévias: o PT não se coliga  com Maurino Magalhães,  nem com Sebastião Miranda.

As prévias deste domingo ocorrerão em dois lugares: nas dependências da Universidade Federal do Pará (Folha 31 – Nova Marabá) e no bairro das Laranjeiras, mais precisamente na Escola  Elinda Simplício Costa – Núcleo Cidade Nova.

Durante o sábado, o blog estará à disposição dos demais candidatos interessados em divulgarem suas biografias.