Hiroshi Bogéa On line

Ponte Moju Cidade deve ser entregue ainda este ano

Moju 2Informação é do secretário Estadual de Transportes, Kleber Meneses (foto): as obras de reconstrução da Ponte Moju Cidade serão finalizadas ainda este ano.

A boa nova foi noticiada em reunião pública no Auditório Municipal de Moju, durante  o dia de ontem, 15.

“Demos início aos reforços estruturais para que a ponte possa receber os novos blocos da pista. Até 31 de dezembro a ponte estará em perfeitas condições de trafegabilidade”, garantiu Menezes.

A parte mais complicada dos trabalhos já foi superada, na avaliação do secretário.

“Isso era justamente a reconstrução do pilar 14, que foi totalmente danificado pela colisão da balsa. Era a fase considerada ‘crítica’. Agora o cronograma segue com a recuperação das estruturas remanescentes. Com a retirada das ‘línguas’ e todos os reforços, os estudos demonstraram que não era necessário fazer a substituição das duas estruturas que estavam anexas, como estava previsto inicialmente no contrato. Com a recuperação e os reforços, a ponte terá a mesma condição para a qual ela foi projetada”, informou.

Outro diferencial no projeto são os mecanismos de proteção que estão sendo instalados em torno dos pilares de navegabilidade.

Trata-se de dolfins, capazes de absorver grandes impactos sem prejuízos à estrutura da ponte, como forma de prevenir novas colisões à estrutura.

Em fase de conclusão as obras da ponte Moju Cidade
Em fase de conclusão as obras da ponte Moju Cidade

 

Além disso, toda a iluminação da ponte e do canal de navegação será feita com lâmpadas de LED, dotadas de um sistema de reposição para garantir a segurança dos usuários.

Toda a extensão da ponte passará, ainda, por uma recuperação asfáltica, recebendo uma nova camada de recapeamento.

Os acessos à estrutura também serão recuperados.

Kleber informou ainda que as estruturas metálicas que substituíram as duas remanescentes que estão sendo recuperadas servirão para um novo avanço em infraestrutura na região.

“Elas já estão construídas e foram orçadas no contrato inicial, porque na época projetamos a pior das hipóteses, justamente para que não houvesse contratempos na obra. Com o comportamento favorável da estrutura, elas serão realocadas para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Meru, em Igarapé-Miri. Só elas representarão cerca de 40% da parte estrutural dessa nova obra”, anunciou.

Em seguida, Kleber Menezes também confirmou à população que parte da Rodovia PA-252 será asfaltada.

Serão doze quilômetros de asfalto, que serão feitos nas transições dos núcleos urbanos ao longo da rodovia. Além disso, continuam os trabalhos de manutenção das vias principais de Moju, que passou a receber um grande fluxo de veículos com a interdição da ponte.

Comunidade de Moju reunida com secretário de Transportes
Comunidade de Moju reunida com secretário de Transportes

(Com informação da Agência Pará – Fotos CRISTINO MARTINS)

Post de 

2 Comentários

  1. Marcos Paulo

    17 de outubro de 2015 - 08:49 - 8:49
    Reply

    O poster ou alguém sabe informar se os prejuízos foram debitados na conta do responsável pelo ocorrido? Não li nada a respeito até o momento.

    • Hiroshi Bogéa

      17 de outubro de 2015 - 09:22 - 9:22
      Reply

      Marcos, a empresa responsável pela balsa causadora do acidente que resultou na danificação da ponte foi multada e está submetida a processo em tramitação na Justiça.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *