Hiroshi Bogéa On line

Pesquisa: Se as eleições fossem hoje, Tião Miranda teria 76% dos votos válido

Em três ocasiões anteriores, o blogueiro divulgou resultados de pesquisas realizadas em Marabá indicando  a popularidade do prefeito Tião Miranda sempre em alta.

Na última pesquisa alvo de nota deste blog, em setembro último, Tião aparecia com 72% de aprovação.

Em todas as situações , o blogueiro foi alvo de críticas por não  publicar os dados das consultas, embora explicasse as suas origens restritas a quem as encomendaram.

No meio desta semana, outra divulgação, pelo blogueiro, de novas pesquisas, todas ratificando a popularidade do prefeito e o sucesso de seu governo.

Como não havia autorização para mostrar explicitamente os números das consultas, houve até quem insinuasse “invenção” do blog para “subir a bola” do prefeito.

Insinuação canalha levando em consideração o fato de que basta sair pelas ruas da cidade conversando com as pessoas para auferir pesquisas espontâneas de amplo apoio ao desempenho do prefeito.

Pois bem, depois de divulgar esta semana a existência de três pesquisas, o blogueiro foi a campo e conseguiu, junto aos patrocinadores do trabalho de instituto de Belém, a liberação de alguns dados da pesquisa que ouviu 833 pessoas, nas zonas urbana e rural de Marabá.

O trabalho  é bem amplo.

Além de auferir o humor do eleitorado quanto sua preferência à sucessão de Tião Miranda, avaliou-se ainda o desempenho na prefeitura de Tião, avaliação do Governo Helder em Marabá, a percepção da população de melhorias por área de atuação da prefeitura,  rejeição de candidatos e outras avaliações.

O que mais chama a atenção é o quesito Voto Consolidado e Volátil de prováveis candidatos, que mostra Tião Miranda com a “mão na taça”, caso o prefeito decida-se mesmo pela reeleição.

Hoje, trataremos da divulgação do apanhado de intenção de voto e da satisfação da população de Marabá por morar no município.

Detalhe: a pesquisa colocou apenas quatro nomes, ou seja, aqueles mais comentados como prováveis candidatos: Tião, Manoel Veloso, Delegado Cunha e deputado estadual Chamonzinho.

Se a eleição fosse hoje, a simulação do voto espontâneo indica Tião Miranda com 43,3% das intenções;

Delegado Cunha – 2,9%

Dr. Veloso – 2,3%

Chamonzinho – 1, 7 %

 

O instituo  realizou várias simulações, inclusive uma na qual o prefeito Tião Miranda é retirado do questionário.

Publicamos hoje a simulação com todos os quatro pré-candidatos.

Tião Miranda – 69,9%

Dr. Veloso – 9,3%

Delegado Cunha –  8,3%

Chamonzinho – 3,5%

Nessa simulação com quatro candidatos,  analisando votação por áreas, Tião   detém 74,2% das intenções na zona urbana; e 52,8% na zona rural.

Dr. Veloso aparece em segundo com 8,1% da zona urbana e expressiva citação na zona rural, 13,2%;

Delegado Cunha em terceiro:  14,6% zona urbana e 6,55 % na Urbana;

Trocando em miúdos:  os resultados do estudo indcam expressiva vantagem eleitoral para o atual prefeito de Marabá, sobre os outros possíveis concorrentes.

Excluindo intenções de votos brancos e nulos,  se as eleições fossem hoje Tião Miranda venceria o pleito com mais ou menos 76% dos votos válidos;

Dr. Veloso teria 10,3% dos votos válidos;

Delegado Cunha chegaria apenas a 9,7% dos válidos;

Chamonzinho,  3,9%

Amanhã, publicaremos outras simulações

SATISFAÇÃO

Dos entrevistados pela  pesquisa, a auto-estima dos marabaenses é revelada lá em cima.

81,6% responderam que se sentem  satisfeitos por morar em Marabá; 6,1% estão insatisfeitos e 12,3 disseram que estão satisfeitos e em parte insatisfeitos.

Durante os próximos três dias, o blog continuará divulgando  alguns dados da pesquisa.

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *