Hiroshi Bogéa On line

O que você espera de João Salame?

 

 

A pergunta abre enquete que o blog pretende publicar, dia 31 de dezembro, sobre a expectativa dos marabaenses quanto a futura gestão de João Salame.

A resposta pode englobar o que os leitores acharem interessante acerca da visão que cada um tem da cidade e de seu futuro.

Exemplo de como pode ser uma participação de leitor:

 

 

– Eu espero que o novo prefeito tenha como preocupação principal o combate a corrupção.

Ou:

– Eu espero que o Salame melhore a saúde pública.

 

A dica vai tão somente como auxílio àqueles que pretendem participar da consulta.

Cada resposta de comunitários deve ser enviada à caixa de comentário deste post ou através da seção “Contato”, situada à parte superior do site, acima de sua logomarca.

A publicação de cada manifestação será efetuada em post, para destacar a opinião dos marabaenses sobre o eles que esperam da futura administração.

Portanto, mãos a obra. Ou, precisamente, mãos ao teclado.

Post de 

36 Comentários

  1. Sérgio Soares Almeida

    31 de dezembro de 2012 - 17:08 - 17:08
    Reply

    Espero que o Salame cumpra a promessa de não deixar nenhum membro da sua equipe roubar (como a turma do Maurino e um ex-secretário do Tião, que entrou liso e hoje tem até sítio com piscina e campo de futebol em Santa Isabel, perto de Belém).

  2. Dario dos Anjos

    31 de dezembro de 2012 - 17:07 - 17:07
    Reply

    Espero que o Governo Salame seja exemplo de administração séria.

  3. José Junior

    31 de dezembro de 2012 - 17:06 - 17:06
    Reply

    Apesar de estar longe da cidade (residindo em Óbidos-PA há 07 meses). Tenho muita expectativa em relação ao governo de João Salame e além dos anseios em relação a várias questões espero que priorize o saneamento básico na cidade muitas vezes deixado de segundo plano

  4. Adelia Oliveira

    31 de dezembro de 2012 - 17:04 - 17:04
    Reply

    Não só combater a corrupção, não só cuidar da saúde, mais trabalhar com muita responsabilidade e tirar a cidade desse caos em que ela se encontra. E isso ele só vai conseguir se tiver muita fé em Deus e trabalhar com parcerias.

    Boa sorte!

  5. Eleutério Gomes

    31 de dezembro de 2012 - 17:03 - 17:03
    Reply

    Espero que o João combata, com veemência, a corrupção na Prefeitura Municipal de Marabá; acabe com o mau uso do dinheiro público, caracterizado pelos superfaturamentos; e com os cabides de emprego. Desse modo sobra dinheiro para fazer muita coisa.

  6. Benaia de Almeida Luz

    30 de dezembro de 2012 - 12:09 - 12:09
    Reply

    Que mantenha pagamentos dos servidores publicos em dia,ruas limpas,saude de qualidade e que asfalte pelo menos 250 km de ruas inclusive a minha, rua Sao francisco no bairro Liberdade.

  7. Evilângela

    29 de dezembro de 2012 - 06:24 - 6:24
    Reply

    Uma iniciativa que demonstra que vocês estão dispostos a ouvir o povo.
    Espero que o governo João Salame volte os seus olhos para a Vila São José. Comunidade tão próxima, porém tão distante de melhorias.
    Caminhe, é no processo da caminhada que as soluções irão aparecer. Persista, o desânimo escurece as vistas e deixamos de ouvir o clamor da própria alma.
    Não se curve tanto, sabe aquele ditado: “Nóis enverga mais não quebra”?, é mais ou menos isso… Não se quebre por dentro, seja flexível, mas não se distancie dos princípios que alicerçam a vida humana: perdão, tolerância, fraternidade, humildade, justiça, sustentabilidade…
    Vai, o que acontecer é porque tem que acontecer, o que não tomar forma é porque precisa de um novo molde, precisa ser retemperado, voltar pro forno e esperar o tempo certo do cozimento.
    Bom governo e feliz 2013, 2014, 2015, 2016…!

  8. tidusziane

    28 de dezembro de 2012 - 20:23 - 20:23
    Reply

    Senhores e Senhoras. Sejamos racionais, com relação ao proximo governo.Tenho observado que estão Colocando João Salame como um Deus na nossa Cidade e tambem ainda é muito,muito cedo para acreditar que ele será um bom prefeito ou não .
    O povo brasileiro e em especial o povo de marabá já está cansado de politicos e suas politicas.

  9. ISRAEL LIMA RIBEIRO

    28 de dezembro de 2012 - 13:11 - 13:11
    Reply

    Espero que o novo prefeito de Marabá, João Salame Neto, cumpra, rigorosamente, seus compromissos de campanha.

  10. Ismaelino Chamon

    27 de dezembro de 2012 - 21:06 - 21:06
    Reply

    Acho que a dona Bia )Abiancy), esposa do João, pode ser uma grande comandante de ações que precisam ser feitas na área de assistência social, sem asistencialismo. Torço pra que isso ocorra

  11. Maria Aparecida

    27 de dezembro de 2012 - 21:00 - 21:00
    Reply

    Dedicar boa parte de seu governo para retirar crianças das ruas e dar um sentido de cidadania a tantos jovens que se encontram perdidos, sem rumo, na cidade.

  12. Regis

    27 de dezembro de 2012 - 20:43 - 20:43
    Reply

    Esperamos do João a moralizçaão do serviço público, nos últimos anos abalado por causa dos prefeitos corruptos que ocuparam a prefeitura, excluindo nessa lista apenas o nome do Dr. Veloso, grande homem que nos deixou prematuramente.

  13. Benedito Toscano

    27 de dezembro de 2012 - 18:42 - 18:42
    Reply

    queremos que ele asfalte as ruas dos bairros de invasão. Essa tem que ser prioridade dele.

  14. Mário Limbo Maia

    27 de dezembro de 2012 - 16:48 - 16:48
    Reply

    Eu confio na capacidade do JS, e sei que ele nao vai perder essa oportunidade de criar uma nova liderança política na região. Acho que ele deve seguir o cumprimento dos compromsisos asusmidos durante a campanha. Se fizer isso, se consagra. Basta isso.

  15. Ulisses Silva Maia

    27 de dezembro de 2012 - 16:31 - 16:31
    Reply

    Uma administração à altura do que Marabá precisa e merece a muito tempo. Tive uma leve impressão disso nos tempos do Dr. Veloso, coisa que se acabou com a administração anterior e com esta que finda (que nem pode ser chamada de administração). Uma administração à altura significa: austeridade fiscal; combate à corrupção e aos apadrinhamentos; educação em tempo integral e com salas climatizadas e demais equipamentos; saúde para os mais necessitados; cobrança de IPTU progressivo e combate à acumulação bizarra de terrenos para especulação imobiliária; incentivo à cultura, para que tenhamos no calendário anual uma data que possa ser referência para o município e toda a região (e não apoio a uma festa realizada na praia que custa um salário mínimo a mesa, e que só beneficia uma meia dúzia de pessoas); respeito ao parlamento, e não pagamento de mensalões e mensalinhos para ter apoio dos vereadores.

  16. Regina Fraga

    27 de dezembro de 2012 - 15:59 - 15:59
    Reply

    Espero que Salame saiba gerir os recursos públicos com a eficiência que o komento delicado exige. E ir priorizando aquilo que considerar essencial a melhoria da qualidade de vida da população, sem abrir mão do diálogo e, ´por que não? abrindo um canal de comuncação da comunidade com a população.

  17. Heldenir Almeida

    27 de dezembro de 2012 - 14:58 - 14:58
    Reply

    Eu espero de João Salame sentimentos básicos para liderar algo que nos foi confiado: Responsabilidade, Ética, Justiça, Humildade, Conhecimento e Compreensão.
    Com isto será melhorado a Saúde Pública, as Escolas, o setor Econômico, o Transporte, a Educação, enfim. Tudo o que os marabaenses estão com deficiência. E isto se dará aos poucos, pode ser um processo lento. Mas o importante é que estas mudanças salte aos olhos.

  18. Emília de Rabicó

    27 de dezembro de 2012 - 14:58 - 14:58
    Reply

    Quando delegamos poder a alguém esperamos reação. A reação que a população marabaense espera está coberta de estímulos pois no início de sua gestão João estará incubido de arrumar as engrenagens que corroem a administração. Terá que começar com o que é básico e essencial. Em todas as secretarias encontrará rastro de corrupção. Coisas elementares como salários atrasados, falta de material nos hospitais, obras de escolas paralisadas serão os maiores gargalos dos primeiros dias. Herança maldita de uma administração que do início ao fim foi parasita.
    Esperamos que passando a tempestade e vindo a calmaria João possa executar o que sonhou para o seu governo. Colocar em prática as respostas aos anseios das comunidades que ele ouviu com tanta atenção no período de campanha. João deve carregar consigo a esperança de um herói que num lance patriótico está sempre atento aos perigos que rodeia a cidade. Foi para isso que o elegemos, para governar. Parodiando Fernando Pessoa a palavra de ordem deverá ser “governar é preciso!”.
    Acredito veemente que João não será nem de longe comparado a essa marionete que por azar do destino conseguiu chegar ao poder . Nesses últimos anos de “Idade das Trevas” pagamos amargamente um preço muito alto.
    Queremos uma Marabá limpa, uma saúde onde se tenha o direito de morrer com decência, já que a morte é inevitável. Queremos nossas mães saindo de casa para trabalhar e deixando seus filhos numa escola de tempo integral com braços acolhedores. Queremos também nossos homens e mulheres com possibilidades, oportunidades de trabalho, e não fadados a prostituição e criminalidade. Nossos alunos de escola pública mais presentes nas universidades. Nossa cidade como referência em Turismo e valorização à Cultura, com uma praia limpa, valorização às expressões culturais e esportivas.
    Enfim, João deve preparar a nossa Marabá para a capital de Carajás. Afinal o sonho não acabou, ele continua vivo na mente da nossa população. Termino com a frase do meu mestre Monteiro Lobato:
    “Loucura? Sonho? Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira, mas tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum”.

  19. Anônimo

    27 de dezembro de 2012 - 14:55 - 14:55
    Reply

    Tenho problemas de saúde há tres anos e como sou de familia pobre nao tenho conseguido dinheiro para afzer tratamentpo fora, e aqui em Maraba a SMS nunca me atende. Espero que o novo prefeito lute para organizar essa secretaria e dar mais assistencia a saude de nosso povo. Rezamos para o novo prefeito azer um bom governo

  20. Anônimo

    27 de dezembro de 2012 - 14:52 - 14:52
    Reply

    O Salame é da terra, conhece nossos problemas melhor do que ninguém, so que é bom estar sempre lembrandp da importancia que tem o cumprimento da promessa de asfaltar nossa cidade. Não que seja obrigatório eloe asfaltar 500 km mas que pelo menos grande parte das ruas cheia de lama e poeira sejam pavimentadas. Rezamos pelo sucesso da nova administração.

  21. Anônimo

    27 de dezembro de 2012 - 14:48 - 14:48
    Reply

    João salame é a nossa esperança em todos os sentidos, porque a gente sabe que ele, como marabaense natural, fará de tudo para que nossa cidade seja colocada, finalmente nos eixos, cuidando da saúde, Educação e da Saúde, devem ser a prioridade, sempre.

  22. anonimo

    27 de dezembro de 2012 - 14:03 - 14:03
    Reply

    Saúde, Saúde, Saúde. Esse tem que ser a preocupação do Salame, do início ao fim do governo. Tem muita gente morrendo diariamente por falta de assistencia nos hospitais e postos médicos

  23. anonimo

    27 de dezembro de 2012 - 13:37 - 13:37
    Reply

    Salame saberá conduduzir os anseios e sonhos de nós marabaenses, principalmente dando prioridade ao combate a corrução e a Saúde ´Pùblico. Isso espero dele

  24. Israel Ribeiro

    27 de dezembro de 2012 - 12:45 - 12:45
    Reply

    Democracia em todo ato que praticar, sem fecahr as portas da administração para consultas popular. Além disso, cuidados especiais com a Saúde – setor que mais necessita de atençao. Deus abençoe o novo prefeito

  25. Maria do Socorro

    27 de dezembro de 2012 - 12:25 - 12:25
    Reply

    Espero que ele escute muito a sociedade, antes de tomar qualquer decisão. Por exemplo, ele deveria fazer como existe em Goiania, um numero de um telefone para o qual a população faz ligação sugerindo obras, reclamando e até mesmo oferecendo algumas soluções que muitas das vezes são usadas como solução de governo. Boa sorte João salame a voce e toda equipe da prefeitira, Não nos decepcione.

  26. Aldson Aguiar de Carvalho

    27 de dezembro de 2012 - 10:40 - 10:40
    Reply

    Eu espero que o futuro gestor público municipal e equipe façam prevalecer o interesse da coletividade, sabendo diferenciar o “público” do “privado”. Espero também que se moralize a dinâmica da convivência urbana, pois temos muita desordem na cidade:lixo acumulado, ambulantes e empresas(principalmente) ocupando estacionamentos e calçadas, falta de fiscalização no trânsito, dentre outras mazelas. Boa sorte a esta “nova gestão pública”!

  27. Josenilson Silva

    27 de dezembro de 2012 - 08:16 - 8:16
    Reply

    Pra começar ele é uma pessoa inteligente, expressivo, isso já é um grande passo, ao contrário do anterior, que em termo de expressividade era um desastre.
    O que espero do próximo prefeito João Salame, é que simplesmente seja melhor que o Maurino, haja vista, que não será uma missão difícil, pois aquele senhor afundou nossa cidade, a votação do povo marabaense demonstrava nitidamente que buscava um “Simón Bolívar”(considerado na América Latina como um herói, visionário, revolucionário, e libertador),viu em João Salame esta figura, então ele deve honrar a confiança que lhe foi creditada e reestruturar nossa cidade e nos trazer o progresso que nos foi roubado pelo um certo senhor.

  28. Sagma

    27 de dezembro de 2012 - 08:16 - 8:16
    Reply

    Com os aliados que ele tem, não espero nada! Será um governo com as mesmas características do Maurino, só que com algo a mais: várias pitadas de arrogância.

  29. Francisco Pereira da Silva

    27 de dezembro de 2012 - 07:43 - 7:43
    Reply

    Eu espero um governo que realmente olhe p/ areá que tem sido o calcanhar de aquiles das administração nos últimos 15 anos a saúde, sei existe outras questões relevantes mais esta a população tem sentido o quanto ela é fundamental, outra questão é mais rigor nas fiscalização de trânsito o DMTU tem que ir as ruas fazer valer o código nacional de trânsito é um absurdo o que vemos nas ruas principalmente nos finais de semanas aqui no bairro que moro Liberdade temos vivido c/ muitos acidentes c/ vitimas fatais constantemente.

  30. Abigail

    27 de dezembro de 2012 - 05:36 - 5:36
    Reply

    Esperar muito costuma ser traumático!
    Então espero o essencial: postura ética, nada de favoritismo familiar e exageros publicitários.
    Que seja simples, sincero, leal aos seus princípios. Diga: “não sei como fazer, preciso de ajuda”, com a humildade própria da sabedoria.
    Que passe longe da arrogância e desmandos que caracterizou outros governos, inclusive o que está de saída.
    Que não durma, não se divirta enquanto não ver Marabá prosperando, seja um incomodado com a miséria. Não pense que enriquecerá com a politica, mas que mudará a sociedade com atitudes exemplares.
    Espero mais do “homem humano” João Salame, que do político Salame.
    Bom governo, prefeito. Tem tudo para fazer bem feito, acima de tudo tem Deus querendo lhe fazer acertar!

  31. Professora Dena

    27 de dezembro de 2012 - 00:47 - 0:47
    Reply

    CONSELHO DO FUNDEB:
    está junto ao FNDE em situação IRREGULAR, foi a última vez REGULAMENTADO pelo Decreto 0080/2009 de 17/03/2009, o Presidente oficialmente é
    LUIZ GONZAGA OLIVEIRA DE ALMEIDA ( Diretor de Escola), a função básica deste Conselho é assinar prestação de contas, supervisionar e acompanhar o FUNDEB ( recursos federais repassados pelo Gov Federal, hoje no valor mais ou menos mensal de R$15.217.623,60), como também acompanhar a utilização dos recursos repassados ao TRANSPORTE ESCOLAR ( que hoje Marabá tá tendo um prejuizo grande em decorrencia da não informação de dados de quem/alunos utilizam)valor mensal do repasse R$ 5.653,16, número e conta corrente
    transporte escolar: BANCO DO BRASIL
    0565
    0000374962
    o salario educação que pode ser utilizado de diversas formas, mesnos com pagamento de pessoal, tá sendo repassado mais ou menos no valor R$267.706,89, número da conta corrente:
    Salario educação: BANCO DO BRASIL
    0565
    0000359025
    o PDDE que é outro recurso repassado aos conselhos escolares, que eles chamam de unidade executoras tão sem prestação de contas e vários em situãção IRREGULAR; conta corrente:
    PDDE: BANCO DO BRASIL
    0565
    000009126X
    o que mais me preocupa no momento é o LSE (levantamento da situação escolar) que é informado para repasse de verbas do governo federal, hoje apresentado como um programa chamado EDUCACENSO/FNDE, eles não coletaram os dados suficientes e com isso o FUNDEB, transporte etc…
    VEJA SÓ O RÁPIDO RESUMO QUE FIZ…ISTO SÓ SOBRE A EDUCAÇÃO, IMAGINE AS OUTRAS ÁREAS COMO ESTÃO??

  32. Professora Dena

    27 de dezembro de 2012 - 00:36 - 0:36
    Reply

    amigo Hirosgi, feliz 2013!! espero q ele faça diferente do prefeito atual, não confie tanto em seus assessores, pois o maior erro de um gestor é confiar demais, a prefeitura é como nossa casa, se bem administrada não passamos sufoco, podemos até entregar nas mãos de alguem, mas sabemos o q tem e o q falta e aonde tá tendo algum problema/deficiencia. Espero de coração q ele priorize a saude e educação…tenha um governo transparente. Ele poderia pensar numa especie de ouvidoria, onde os populares teriam direito em opinar, fazer um planejamento estrategico ouvindo populares..lembro bem, como marabaense, q houve um prefeito q até ruas asfaltava com a participação do povo.. no momento atual de crise q Marabá atravessa a ordem e a palavra chave é PARCERIA…desejo q o João faça um bom governo. Sou especialista na área da educação e fiz um rápido diagnostico da situação, vários recursos, especialmente o de repasses do governo federal p 2013 sofrerão perdas, exclusivamente pela falta de informação das bases, como por exemplo o educacenso, o número não condiz com a realidade, os dados repassados estão “maquiados” ou “relaxados”. Acredito q é hora de união e quem ainda se sentir no palaque q desça, agora é hora de solução. abraços fraternos. Dena

  33. Carmelita

    26 de dezembro de 2012 - 23:04 - 23:04
    Reply

    Espero que o prefeito asfalte todas as ruas com drenagem, água e esgoto tratado em parceria com os governos federais e estaduais. Além de colocar todos malandros da prefeitura para fora.

  34. felipe silva

    26 de dezembro de 2012 - 22:49 - 22:49
    Reply

    em primeiro lugar, criatividade, para sanar os problemas herdados no seu antecessor, em seguida, a prioridade é a saude, com a construção de um hospital, digno de nossa cidade.

  35. Adriano

    26 de dezembro de 2012 - 22:11 - 22:11
    Reply

    Espero que ele faça a prefeitura voltar a funcionar, pois quase tudo está parado. Uma auditoria nas contas da prefeitura (especialmente na secretaria de obras e na secretaria de saúde), um calendário de pagamento para os servidores municipais, a retomada de obras de infraestrutura. E as promessas de campanha: 23 PSFs e alguns quilômetros de asfalto. Menos de 500 km. Basta asfaltar boa parte da cidade, que já está de bom tamanho.

  36. profa cris

    26 de dezembro de 2012 - 21:08 - 21:08
    Reply

    gostaria que ele pudesse oferecer mais opções de lazer para os cidadãos como academia ao ar livre e projetos de esporte para criança e adolescente.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *