Hiroshi Bogéa On line

Novos investimentos na área da saúde são garantidos pelo prefeito Tião

Quem informa é  Leydiane Silva:

 

Na manhã da última sexta-feira (17), durante cerimônia de entrega de veículos para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Prefeito Sebastião Miranda anunciou uma série de outros investimentos que têm sido feitos na área da saúde, entre eles, a ampliação da área de atendimento do Hospital Municipal de Marabá (HMM), do pronto socorro, uma nova Unidade de Cuidados Especiais (UCE) e ampliação da ala pediátrica.

Para o Hospital Materno Infantil (HMI) a previsão é que haja transformação de seis Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) para quatro Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), duas Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e duas Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).

Outro investimento destacado pelo prefeito é a construção da lavandeira do Hospital Municipal de Marabá. A obra é no valor de 500 mil reais com recursos próprios da Prefeitura, o qual Tião considera como um desafio.

“Isso vai justamente abrir uma janela no Hospital Municipal, porque nós temos cerca de dois milhões de reais, autorizados para reformar o Hospital. A gente precisa de espaço”, enfatizou o prefeito, destacando a complexidade que é a reforma de um hospital, já que o serviço é feito com a casa de saúde em funcionamento.

Na zona urbana, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Amadeu Vivacqua, em São Félix II, está sendo reformada e encontra-se com 40% da obra concluída. A previsão é que o novo prédio seja entregue no início do segundo semestre deste ano. A Unidade Básica de Saúde Maria Bico Doce ainda no Bairro São Félix também vai ser reformada, as obras já iniciaram nesta segunda-feira (20).

Tião Miranda lembrou que o ano passado o setor da saúde teve o maior investimento da gestão, com 32% de recursos próprios. “Pra se ter ideia o gasto mensal na saúde é de 4,5 milhões, do governo federal; 500 mil do Estado e quase 11 milhões, do município”, disse o prefeito.

Além disso, para o próximo semestre, o prefeito anuncia que, possivelmente, a população terá o prédio da antiga UPA e funcionamento. Ele vai abrigar o Centro de Especialidades Integradas (CEI) e os departamentos de Regulação e Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Outro setor da saúde que tem sido estruturado é Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF). O espaço está sendo informatizado para facilitar e agilizar o atendimento à população. Além disso, já foi autorizada a compra de duas novas ambulâncias para o SAMU.

Já na folha 31, na Nova Marabá, está em fase final a reforma do prédio do CAPs – Centro de Assistência Psicossocial, onde também foi construído um muro e um quiosque.  O prédio onde vai funcionar a central de regulação do TFD – Tratamento Fora de Domicílio e Centro de Especialidades, ao lado da defensoria pública no bairro do Amapá, está em seus últimos reparos para inauguração.

Na zona rural também terá investimentos. Alumas Unidades de Saúde já estão prontas e entregues e outras vem recebendo serviços e devem ser concluídos ainda neste ano.

Post de 

1 Comentário

  1. Djalma Guerra Junior

    22 de maio de 2019 - 22:06 - 22:06
    Reply

    Enquanto isso as cirurgias eletivas estão suspensas desde janeiro.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *