Estaria em final de elaboração, dentro da Vale, projeto que sinaliza  a construção de  uma ponte ferroviária, seguindo a duplicação da Estrada de Ferro, com pista dupla, para cruzar novo trajeto da ferrovia, à altura da Vila Espírito Santo, no bairro São Félix

A segunda ponte, portanto, não contemplaria pista rodoviária, como exige a sociedade de Marabá.

Em compensação, conforme fonte em contato com o poster, a antiga ponte rodoferroviária, atualmente usada, sofreria alteração em sua linha originária, sendo transformada apenas em ponte rodoviária. A parte central  da mesma, onde hoje passa a linha de ferro, seria adaptada para trajeto de carro.

Ou seja, a hoje rodoferroviária viria a ser apenas rodoviária, com duas pistas largas.

A ponte nova, além de permitir aos  vagões da Vale cruzarem o Tocantins, “ligaria os páteos mais importantes da mineradora, no município: o antigo,  onde ficam os terminais de combustível e o novo, na Vila  Espirito Santo”, diz a fonte.

Na concepção técnica, o  páteo  Espírito Santo terá uma função mais efetiva da Vale, como possibilitar o  transbordo de cargas, principalmente as geradas no distrito industrial -, ainda de acordo com fonte.

Diante do fato de que hoje já está assim de gabiru usando a construção da nova ponte como bandeira política, faz-se necessário que as autoridades mais responsáveis procurem certificar-se desse projeto, sem a contaminação político-partidária que alguns politiqueiros, oportunistas,  estão dando ao empreendimento.