Hiroshi Bogéa On line

MST promove ações para lembrar 19 anos da morte de 19 sem-terras na Curva do S

 

 Iniciadas dia 10 de abril,   atividades patrocinadas pelo MST no Pará alusivas ao Dia Internacional de Luta Camponesa prosseguem.

Patrocinadas pelo MST, as ações envolvem encontros, inaugurações, eventos e o tradicional fechamento da BR-155, na Curva do S, para lembrar as mortes de 19 sem-terras, ocorridas em 17 de abril de 1996.

No embalo,  eventos promovidos pelo MST no estado pretendem comemorar os 25 anos do MST no Pará com o lançamento do livro: O MST e a Luta pela Terra no Pará, de André Carlos Rocha, lançado pela Editorial Iguana.

O livro relata os principais momentos de constituição do movimento no estado paraense, bem como os acontecimentos primordiais que fizeram do MST Pará figura social notória na política  e na organização de uma massa de despossuídos da terra na Amazônia.

Fora isso, esse ano a programação do Acampamento da Juventude contará com o FIACINEFRONT- Festival Internacional Amazônia de Cinema de Fronteiras – realizado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará / UNIFESSPA com colaboração de entidades e movimentos sociais da região.

As temáticas dos filmes abordam a realidade da Amazônia, desde o período colonial explorada meramente como fonte de matéria-prima e recursos minerais, e hoje figurando como região de potencial hidrelétrico, do agronegócio e da mineração.

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *