Hiroshi Bogéa On line

Jatene vai entregar novo hospital no interior

Novo Hospital de Ipixuna, aguardando instalação de equipamentos para ser entregue à comunidade. Foto de Cristino Martins.
Novo Hospital de Ipixuna, aguardando instalação de equipamentos para ser entregue à comunidade. Foto de Cristino Martins.

Idealizador dos hospitais regionais no Pará, governador Simão Jatene está prestes a entregar mais uma unidade de saúde construída em seu governo.

Trata-se do Hospital de Urgência e Emergência de Ipixuna do Pará.

Jatene fez visita de inspeção à unidade, acompanhado por prefeitos de diversos municípios da região do Guamá.

R$ 12 milhões foram investidos pelo Governo do Estado na obra.

]Agora, o hospital  começa a receber os primeiros equipamentos. Para isto, estão orçados mais R$ 8 milhões.

No espaço foram instaladas duas emergências, uma adulta e outra pediátrica, ambas com entradas independentes. Além disso, o hospital conta com uma moderna Unidade Obstétrica, com sete quartos especialmente preparados para partos humanizados, dentro das normas do Ministério da Saúde.

Os ambientes são os chamados PPP (pré-parto, parto, pós-parto). Conta, ainda, com um Centro Cirúrgico, com duas salas para cirurgias e três leitos para observação. Outros dois blocos de serviços também estão instalados, com cozinha industrial, recepção, banheiros e administração.

O parque de apoio é um dos mais modernos do Estado.

Além dos 40 leitos inicialmente instalados, o hospital tem área disponível e infraestrutura adequada para construir mais 80, o que totalizaria 120 leitos.

Neste primeiro momento, a ideia é torná-lo referência obstétrica para a região, evitando assim o deslocamento de mulheres de todos os municípios situados ao longo da Rodovia BR-010 até Belém.

Durante visita do governador, o assunto foi abordado entre a equipe de governo e os gestores municipais, que se mostraram favoráveis a ideia.

Além disso, também já começou a ser estudada a melhor forma para que o hospital entre em funcionamento.

“Tão importante quanto construir, é manter um hospital”, observou Jatene.

O governador destacou, ainda, que a construção do novo hospital faz parte de um planejamento estratégico de governo.

“Não é só um hospital, ele faz parte de um programa de governo, que é levar saúde para cada vez mais perto da população. Sabemos que infelizmente não temos como construir um hospital em cada município, porque infelizmente ainda não temos capacidade orçamentária para isso. Daí a importância de encontramos pontos de convergências, e isso foi iniciado com a construção dos hospitais regionais. Isso, além de desafogar a demanda na capital, encurta a distância da população até o serviço”, reforçou Simão Jatene.

Na ocasião, o prefeito Salvador Chamon, de Ipixuna, agradeceu ao governador pela presença e falou sobre a importância do hospital para município.

Ele recordou que, ainda durante a última campanha eleitoral, procurou Jatene para falar da importância de se retomar as obras do hospital. Em meados de 2011 e 2012 as obras finalmente ganharam ritmo.

“Hoje estamos dando uma resposta à população que tanto esperou, e uma resposta através de uma parceria. Fico muito feliz de fazer parte dessa história junto com o governador. Não é só Ipixuna que ganha, mas sim toda a região”, disse.

Além de Chamon, estiveram presentes em Ipixuna para acompanhar a visita do governador ao novo hospital os prefeitos Alcir Martinazzo (Santa Maria do Pará), Jorge Chicó (Aurora do Pará), Paulo Tocantins (Paragominas), Valdemiro Júnior (Ourém), José de Anchieta Oliveira (Irituia), e Manoel Pioneiro (Ananindeua), além de deputados, secretários e gestores de unidades de saúde dos demais municípios da região, como Dom Eliseu, Ulianópolis, São Miguel e Santa Maria, todos localizados ao longo da BR-010.

O governador Simão Jatene inspecionou nesta segunda-feira (22) as obras do novo Hospital de Urgência e Emergência de Ipixuna do Pará, na região do Rio Guamá, que acrescentará 40 novos leitos à rede pública estadual de saúde. (Foto de Cristino Martins)
O governador Simão Jatene inspecionou nesta segunda-feira (22) as obras do novo Hospital de Urgência e Emergência de Ipixuna do Pará, na região do Rio Guamá, que acrescentará 40 novos leitos à rede pública estadual de saúde. (Foto de Cristino Martins)
Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *