Hiroshi Bogéa On line

Jatene recebe embaixadora da Venezuela

 

Com informação de Dani Filgueiras:

 

Na noite desta sexta-feira, 17, o governador Simão Jatene recebeu a visita da embaixadora da Venezuela, Maria Lourdes Urbaneja Durant, que está visitando as embaixadas brasileiras para divulgar os 205 anos da independência de seu país. O encontro aconteceu no Palácio do Governo e foi marcado por uma conversa sobre economia e a crescente necessidade de encontrar novos mecanismos que preservem a Amazônia Legal, ao mesmo tempo em que se promova o desenvolvimento social das populações que nela habitam.

O governador Simão Jatene falou dos esforços do Governo para garantir recursos para serem investidos no desenvolvimento social do Pará e lembrou que a Amazônia representa 60% do território brasileiro, abrigando 13% da população e gerando 8% do Produto Interno Bruto (PIB). “Esses números por si só revelam que algo precisa ser revisto”, destacou Jatene, ao defender um novo pacto federativo que garanta o direito dos Estados produtores de matéria-prima, como é o caso do Pará.

O governador também falou sobre a nova corrida rumo ao Norte, na qual o Pará se destaca por conta da proximidade dos portos dos Estados Unidos e Europa e contou dos planos de implantar uma ferrovia estadual que facilite o transporte de produtos. “Nós já temos empresas interessadas em investir na ferrovia, que vai ligar importantes municípios produtores”, reiterou.

A embaixadora Maria Lourdes Urbaneja Durant destacou a importância estratégica do Estado para as políticas da Venezuela no Norte do Brasil. “Nós já temos uma forte relação comercial. A Venezuela é grande importadora de búfalos do Pará.  Nesta minha primeira visita aqui tenho diversos encontros com representantes de universidades, instituições comerciais e movimentos sociais para estreitarmos ainda mais essa parceira”.

O cônsul geral da Venezuela em Belém, Alonso Pacheco, explicou que a embaixadora veio ao Pará com a missão de promover os 205 anos da independência da Venezuela. Em comemoração à data será realizado o segundo Festival Cabano Boliviano, no próximo domingo, 19 de abril, na Praça da República, ao lado do Teatro Waldemar Henrique. “Estão todos convidados para o festival, que vai fazer diversas homenagens ao dia do índio, aos 180 anos da Cabanagem e, claro, à independência da Venezuela”, convidou o cônsul Alonso Pacheco. O evento será realizado de 8h às 16h.

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *