Hiroshi Bogéa On line

Helder entrega à população Hospital Abelardo Santos

O governador Helder Barbalho inaugurou, nesta quinta-feira (19), em Icoaraci, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), o maior hospital público do Pará.

Na oportunidade, Helder Barbalho assinou o decreto que institui o cofinanciamento estadual para a Atenção Primária em Saúde, no valor de R$ 24 milhões, para aporte aos municípios com o objetivo de fortalecer as ações destinadas a melhorar a qualidade da atenção às gestantes, às puérperas e àquelas mulheres em risco reprodutivo, com vistas à redução da mortalidade materna em todo o Pará.

O secretário de Saúde, Alberto Beltrame, assinou a portaria que regulamenta o decreto e contém os critérios para os municípios terem acesso aos recursos.

Com 28 mil metros quadrados de área construída, o Abelardo Santos oferecerá, nesta primeira fase, 269 leitos, sendo 150 de internação e 119 complementares, dentre os quais, 60 leitos em Unidades de Terapia Intensiva (20 pediátricos, 20 neonatais e 20 adultos) e 30 leitos em Unidade de Cuidados Intermediários (UCI Neonatal).

A partir das 8h desta sexta-feira, o Hospital já estará de portas abertas para o atendimento de urgência e emergência em obstetrícia, atendendo grávidas de baixo, médio e alto risco gestacional.

Também começa a atender urgência e emergência em Pediatria, Clínica Cirúrgica e Clínica Médica, referenciadas por outros serviços de saúde (Prontos-Socorros e UPAs).

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *