O Campeonato Paraense 2020, que este ano segue os protocolos de grandes eventos esportivos, será lançado nesta quinta-feira (16), com a presença do governador Helder Barbalho.

Na ocasião, será assinado o contrato de cessão de direitos de transmissão televisionada entre Cultura Rede de Comunicação (Funtelpa), Federação Paraense de Futebol (FPF) e os 10 times participantes da primeira divisão do Parazão.

Estarão presentes na cerimônia os presidentes da Federação Paraense de Futebol, Adélcio Torres, e do Banpará, Braselino Assunção, patrocinador master do campeonato.

Entre as novidades do Parazão, está a identidade visual que traz ilustrações que remetem a elementos da natureza, arquitetura, cultura e esporte.

As cores vêm da paleta da logo do patrocinador master, inspirada na bandeira do Pará.

O troféu do campeonato ganhou um novo design, inspirado nos vasos marajoaras, para valorizar ainda mais a cultura regional.

O projeto da taça, feita de aço e madeira e que vai para as mãos do time campeão, foi desenvolvido pelo designer André Fortes.

As alças foram inspiradas no formato da logomarca do Banpará.

Foram incorporados detalhes em madeira de reflorestamento nas alças, no corpo e no suporte.

A taça de 46 cm de altura e 40 cm de largura ganhou uma estrela cravada, que foi inspirada na cultura marajoara e simboliza a solitária da bandeira do Estado, além de cinco faixas, uma delas em madeira, que representam os cinco pilares do esporte: integridade, respeito, solidariedade, paixão e disciplina.

A partir deste ano, os jogos televisionados seguirão um protocolo e nele está previsto um percurso na entrada dos times e árbitros da partida.

Eles entrarão pelo pórtico e passarão pelo carpete oficial da competição.

Os jogadores seguem para as placas dos seus respectivos clubes para aguardarem a execução dos hinos nacional e do Estado.

Já as entrevistas serão feitas em backdrops de acrílico, que ganharam cara nova.

Em 2020, o Parazão terá ainda um Patch (emblemas bordados) oficial que estará em todas as camisas dos participantes da competição.

A Fundação Hemopa é parceira do Parazão e mais uma vez lançará a campanha “Doadores Futebol Clube”, que pretende incentivar a doação de sangue entre os torcedores de Remo e Paysandu.

O Parazão é uma realização da Federação Paraense de Futebol (FPF) em parceria com a Rede Cultura de Comunicação, Governo do Estado do Pará e Banpará, como patrocinador principal.

A cerimônia de lançamento começa a partir das 19h, no Teatro Margarida Schivasappa, com transmissão ao vivo pela TV e Portal Cultura.

O primeiro jogo do campeonato será no próximo domingo (18), entre Independente e Castanhal, às 15h30, no Parque do Bacurau, em Cametá.