Hiroshi Bogéa On line

Gincana Ambiental da Floresta Nacional do Tapirapé marca Dia Mundial do Meio Ambiente

A Floresta Nacional do Tapirapé Aquiri celebrou o dia mundial do meio ambiente em 2017, com a realização da sua I Gincana Ambiental Interescolar no município de Marabá – PA. O evento contou com a participação de parte das escolas beneficiadas pelo programa “Comunidade Vai à Floresta”, por meio do qual a FLONATA proporciona à sociedade marabaense o contato com as Unidades de Conservação do Mosaico Carajás, promovendo a divulgação das UCs e fortalecendo a participação social e a valorização do patrimônio ambiental  através da educação ambiental critica

Em meio a este contexto, as escolas foram desafiadas a participarem de uma competição saudável, onde a temática ambiental foi trabalhada com metodologias educativas lúdicas, que facilitam a fixação do aprendizado, logo, a conscientização. Entre as provas estabelecidas estiveram paródias, coreografias, desfiles com roupas de material reutilizado, palestras, arrecadação de materiais de higiene e limpeza, perguntas e respostas, entre outros. O mosaico Carajás e a Flona Tapirapé estiveram no centro das discursões, com ênfase ainda nos conceitos da sustentabilidade e gestão de áreas protegidas.

O envolvimento de professores e alunos na causa veio a ser fator de extrema relevância para o sucesso do evento, que contou com um verdadeiro espetáculo de criatividade, irreverência e aplicação de conhecimentos. É válido ressaltar que a gestão da Unidade baseou – se em tal oportunidade para verificar a eficiência das ações educativas praticadas em campo, balizando – se no desempenho dos estudantes no desenvolver da competição. O saldo positivo detectado vem a ser honroso, por mostrar que os objetivos precípuos do programa estão sendo atendidos.

Um total de cinco escolas estiveram representadas. Estas, arrecadaram um número considerável de materiais de higiene e limpeza, que serão destinados à uma instituição de caridade no município, perante ação social a ser viabilizada entre a equipe da unidade, grupo de voluntários e escolas envolvidas, o que fortalecerá sobremaneira a relação da FLONATA com a sociedade local, fechamento brilhante deste momento ímpar de socialização. As expectativas para a segunda edição da gincana, em 2018 são de ordem crescente, estando os preparativos se consolidando no decorrer das ações do programa.

André Macedo, gestor da unidade, destaca que as praticas de educação ambiental envolvendo o publico escolar e comunitário tem sido fundamental para a divulgação da unidade de conservação e fortalecimento das ferramentas de gestão participativa.  (Textos e Fotos: Glenda Quirino)

 

Autor 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *