Hiroshi Bogéa On line

Ferrovia da Vale está sendo fechada pelos Kyikatejê

 

São 12h09.

Dentro de uma hora, a comunidade Gavião Kyikatejê fechará a ferrovia da Vale.

A movimentação de guerreiros está sendo intensa, entre a aldeia Mãe- Maria, comandada pelo cacique Zeca Gavião, e o ponto escolhido para a obstrução dos trilhos.

O blog apurou neste momento que já existem guerreiros representando a aldeia às margens da ferrovia, próximo ao PA Bacabalzinho.

Os indígenas aguardaram até o dia de hoje, 17,  a Vale voltar a cumprir determinações de Resolução do Congresso Nacional, datada de 1986, e do Convênio  003/90, assinado com a mineradora, ao cumprimento de de condicionantes nas áreas de Saúde, Educação, atividades produtivas, proteção territorial e administração. o que não ocorreu, depois da empresa romper todos os acordados em represália às movimentações indígenas no entorno da ferrovia.

A primeira ação restritiva imposta pela Vale foi suspender o  plano de saúde que atendia os Kyikatejê, gerando sérios problemas às famílias da Mãe Maria.

A empresa não cumpre a resolução, e nem o convênio

Também, há três meses, a Vale não repassa verba à comunidade, e ainda entrou com recurso contra decisão judicial que a obrigava voltar a cumprir condicionantes da Resolução e do convênio.

 

——————–

 

Atualização às 13:51

 

Do jeitinho que o poster antecipou: a  Estrada de Ferro Carajás está bloqueada à altura da Vila Espírito Santo, mais precisamente no PA Bacabalzinho.

Cerca de 150 guerreiros representam a  comunidade  Gavião Kyikatejê  no fechamento da ferrovia, com a determinação de só retirar dos trilhos toras de madeira e outros obstáculos, a partir de decisão da Vale  de voltar a atender  compromissos desonrados.

Post de 

1 Comentário

  1. pena branca

    17 de abril de 2015 - 22:32 - 22:32
    Reply

    Não discuto os direitos dos índios , não conheço a relação dos mesmos com a empresa mineradora. Agora , chamar esses bons vivans desocupados e despreocupados, de GUERREIROS !! É muita forçação de barra e muita fantasia no texto. GUERREIROS….kkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *